Metodologias para avaliação da acessibilidade e inclusão em museus
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134920256093Palavras-chave:
Acessibilidade em museus, Inclusão cultural, Técnicas de avaliação, Pessoas com deficiência, Museus e patrimônio culturalResumo
Objetivo - Analisar e sintetizar as abordagens, métodos e técnicas empregados para promover a acessibilidade em museus e atrações culturais.
Metodologia - Revisão sistemática da literatura, baseada no protocolo PRISMA 2020, com buscas nas bases MDPI e Taylor & Francis, resultando em 17 artigos selecionados.
Originalidade/relevância - O estudo evidencia lacunas metodológicas e a concentração geográfica dos trabalhos, reforçando a importância de ampliar a pesquisa em contextos diversos, como a América Latina.
Resultados - Predomínio de métodos de coleta por questionários e entrevistas, escassa utilização de observação sistemática e foco em deficiências físicas e intelectuais, com menor atenção às deficiências sensoriais e à neuro divergência.
Contribuições teóricas/metodológicas - Evidencia a necessidade de abordagens mais integradas e o potencial de técnicas pouco exploradas, como a observação sistemática, especialmente na avaliação da acessibilidade digital.
Contribuições sociais e ambientais - Reforça o papel dos museus como agentes de inclusão social, ao promover práticas que ampliem o acesso e a diversidade de públicos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









