Proposta de soluções para a despoluição do Riacho do Cavouco
experiência multidisciplinar de discentes de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134920256103Palavras-chave:
Extensão universitária, Esgotamento sanitário, Comitê de bacia hidrográficaResumo
Objetivo - Apresentar a atividade de extensão e pesquisa desenvolvida pelos discentes de Engenharia Civil, sua metodologia e resultados no contexto da poluição dos corpos hídricos em ambientes urbanos.
Metodologia – A pesquisa, de caráter aplicado e descritivo-exploratório, integrou atividades de extensão universitária a procedimentos científicos voltados ao diagnóstico e à proposição de soluções para a despoluição do Riacho do Cavouco, em Recife–PE. O trabalho foi estruturado em quatro etapas: levantamento histórico-geográfico, diagnóstico ambiental, dimensionamento da rede coletora de esgoto e validação in loco por meio de visita técnica e participação em instâncias de gestão participativa.
Originalidade/relevância - O estudo trás evidências da experiência prática como potencial transformador da extensão universitária, unindo a formação acadêmica aos desafios reais de gestão ambiental urbana através da pesquisa científica.
Resultados - Foram reunidos dados que confirmaram a premissa da degradação do corpo hídrico estudado, propuseram-se soluções para despoluição e esgotamento dentro do contexto observado e foi possível incluir o corpo discente no ambiente de discussão e tomada de decisões do Comitê de Bacia Hidrográfica.
Contribuições teóricas/metodológicas – Demonstrou-se a eficácia da integração entre extensão universitária e método científico. A participação ativa do estudante no processo permitiu atuação diagnóstica, técnica e relevante do discente no processo de gestão ambiental urbana. A abordagem híbrida proporcionou avaliações mais complexas que fomentaram uma estrutura de conhecimento que pode ser aplicada continuamente em contextos similares.
Contribuições sociais e ambientais - Os universitários envolvidos produziram diagnósticos de degradação hídrica, e foram capazes de fornecer soluções integradas para promover uma recuperação efetiva do objeto de estudo A participação ativa dos estudantes no Comitê de Bacia Hidrográfica demonstra a importância do fortalecimento do diálogo entre universidade e sociedade, levando o discente diretamente para as frentes de estudo das problemáticas ambientais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









