EVOLUÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NOS LOTES RESIDENCIAIS PARTICULARES DOS BAIRROS SÍTIO CERCADO E JARDIM SOCIAL, CURITIBA - PR

Autores

  • Mariane Félix da Rocha
  • João Carlos Nucci

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604112013414

Resumo

Este trabalho pretendeu analisar a relação dos proprietários de domicílios particulares de dois setores censitários de Curitiba – PR (um de alta escolaridade, localizado no bairro Jardim Social, e outro de baixa escolaridade, pertencente ao bairro Sítio Cercado), com o verde em seus lotes e averiguar se o nível de escolaridade desses proprietários interfere nessa relação. Isto é, buscou-se, na primeira etapa do trabalho, por meio de ferramentas da cartografia digital, avaliar se houve uma tendência entre os moradores dos setores censitários avaliados, no período compreendido entre 1999 e 2007, de manter, aumentar ou reduzir a cobertura vegetal de seus lotes. A segunda etapa do trabalho consistiu em perguntar aos proprietários, através da aplicação de questionários, a motivação dessas atitudes frente ao verde em seus lotes, e se há alguma influência da escolaridade nessas ações. Como resultado, obteve-se uma grande semelhança entre os dois setores censitários e ausência de alguma tendência de manutenção, redução ou aumento da cobertura vegetal nos lotes, bem como respostas relativamente parecidas dos proprietários quanto à motivação para modificar ou não a cobertura vegetal de seus lotes, tanto dentro de cada setor quanto comparando-os. Com isso se deduz que a escolaridade não teve influência significativa nas decisões dos proprietários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

10.11.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FÉLIX DA ROCHA, Mariane; CARLOS NUCCI, João. EVOLUÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NOS LOTES RESIDENCIAIS PARTICULARES DOS BAIRROS SÍTIO CERCADO E JARDIM SOCIAL, CURITIBA - PR. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 1, n. 1, 2013. DOI: 10.17271/23178604112013414. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/414. Acesso em: 25 jan. 2026.