Avaliação da qualidade ambiental de salas de aula
Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245427Palavras-chave:
Espaços escolares, Avaliação pós-ocupação, Qualidade ambientalResumo
Garantir a qualidade ambiental, seja ela térmica, acústica ou visual, em salas de aula é um fator imprescindível para que haja alta produtividade por aqueles que utilizam desse espaço, principalmente por se tratarem de locais onde os usuários passam a maior parte do dia. A aferição desses parâmetros nos ambientes pode ser feita empregando diferentes metodologias quali-quantitativas, sendo as mais usuais as medições in loco de temperatura, luminância e ruídos, bem como a aplicação de questionários para compreender as percepções dos que usufruem do local. Diante desse contexto, o presente artigo objetivou identificar os métodos mais comuns para mensurar a qualidade ambiental das salas de aula na literatura específica da área. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática utilizando as bases de dados ScienceDirect e Scopus, a partir da seleção de 29 artigos, que compuseram o tamanho da amostra. A partir da análise individual dos artigos, denota-se a importância de realizar experimentos de avaliação pós-ocupação em espaços escolares, levando em consideração as variáveis pessoais entre os seres humanos, bem como os diferentes contextos microclimáticos e culturais, pois a percepção dos usuários sobre o ambiente construído pode sofrer interferência de acordo com esses critérios. A análise da bibliografia fornece um panorama geral sobre as pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo, e pode servir de subsídio para trabalhos relacionados à temática. Além disso, as referências indicaram uma lacuna sobre a falta de artigos que utilizam metodologias diferentes das convencionais, principalmente com relação às metodologias qualitativas de avaliação de um espaço físico de sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









