Avaliação da qualidade ambiental de salas de aula

Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Andre Canelada Mestrando. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. ,
  • Maria Solange Gurgel de Castro Fontes Professora Doutora. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. ,
  • Renata Cardoso Magagnin Professora Associada. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. ,
  • Maximiliano dos Anjos Azambuja Professor Associado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. ,

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123720245427

Palavras-chave:

Espaços escolares, Avaliação pós-ocupação, Qualidade ambiental

Resumo

Garantir a qualidade ambiental, seja ela térmica, acústica ou visual, em salas de aula é um fator imprescindível para que haja alta produtividade por aqueles que utilizam desse espaço, principalmente por se tratarem de locais onde os usuários passam a maior parte do dia. A aferição desses parâmetros nos ambientes pode ser feita empregando diferentes metodologias quali-quantitativas, sendo as mais usuais as medições in loco de temperatura, luminância e ruídos, bem como a aplicação de questionários para compreender as percepções dos que usufruem do local. Diante desse contexto, o presente artigo objetivou identificar os métodos mais comuns para mensurar a qualidade ambiental das salas de aula na literatura específica da área. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática utilizando as bases de dados ScienceDirect e Scopus, a partir da seleção de 29 artigos, que compuseram o tamanho da amostra. A partir da análise individual dos artigos, denota-se a importância de realizar experimentos de avaliação pós-ocupação em espaços escolares, levando em consideração as variáveis pessoais entre os seres humanos, bem como os diferentes contextos microclimáticos e culturais, pois a percepção dos usuários sobre o ambiente construído pode sofrer interferência de acordo com esses critérios. A análise da bibliografia fornece um panorama geral sobre as pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo, e pode servir de subsídio para trabalhos relacionados à temática. Além disso, as referências indicaram uma lacuna sobre a falta de artigos que utilizam metodologias diferentes das convencionais, principalmente com relação às metodologias qualitativas de avaliação de um espaço físico de sala de aula.

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Publicado

30.08.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CANELADA, Andre; FONTES, Maria Solange Gurgel de Castro; MAGAGNIN, Renata Cardoso; AZAMBUJA, Maximiliano dos Anjos. Avaliação da qualidade ambiental de salas de aula: Uma Revisão Sistemática. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 37, 2024. DOI: 10.17271/23178604123720245427. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5427. Acesso em: 8 dez. 2025.