A Educação como superação da Fragmentação da Vida
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134020255627Palavras-chave:
Educação, Sustentabilidade, ODS, Educação BásicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre algumas das metas do ODS 4: Educação de Qualidade, com os dados referentes ao Censo Escolar de 2023 e ao Plano Nacional de Educação 2014-2024, com foco na sustentabilidade como elemento de superação da fragmentação presente na sociedade. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de fontes bibliográficas e documentais, a exemplo dos dados oficiais do Censo Escolar 2023, metas dos ODS referentes à educação e do Plano Nacional de Educação. Foi aplicada a análise de conteúdo para a produção dos resultados alcançados. O estudo é original e relevante para a academia e para a sociedade, haja vista a sustentabilidade ser uma temática cada dia mais urgente e emergente para a manutenção da vida e do Planeta nas dimensões ambiental, econômica e social. Enquanto resultados, foi possível perceber com este estudo que o tema da sustentabilidade, embora muito bem estruturado enquanto metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4 (qualidade da educação), ainda não se materializou como deveria no âmbito da Educação Básica brasileira, pois compõe os indicadores de avaliação do Censo Escolar 2023. Esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, mas enseja contribuir para a efetivação de uma educação para a sustentabilidade que não seja apenas um conteúdo teórico, mas uma prática integrada ao cotidiano escolar.
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