A Educação como superação da Fragmentação da Vida

Autores

  • Renato de Oliveira Brito Doutor, UCB, Brasília, DF, Brasil. ,
  • Cláudia Chesini Doutoranda, UCB, Brasília, DF, Brasil. ,
  • José Ivaldo Araújo de Lucena Doutorando, UCB, Brasília, DF, Brasil. ,
  • Michel Araújo Silva Aluno especial mestrado, UCB, Brasília, DF, Brasil. ,
  • Guilherme Felipe Santos Rocha Aluno graduação, FATEO, Brasília, DF, Brasil. ,

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134020255627

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, ODS, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre algumas das metas do ODS 4: Educação de Qualidade, com os dados referentes ao Censo Escolar de 2023 e ao Plano Nacional de Educação 2014-2024, com foco na sustentabilidade como elemento de superação da fragmentação presente na sociedade. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de fontes bibliográficas e documentais, a exemplo dos dados oficiais do Censo Escolar 2023, metas dos ODS referentes à educação e do Plano Nacional de Educação. Foi aplicada a análise de conteúdo para a produção dos resultados alcançados. O estudo é original e relevante para a academia e para a sociedade, haja vista a sustentabilidade ser uma temática cada dia mais urgente e emergente para a manutenção da vida e do Planeta nas dimensões ambiental, econômica e social. Enquanto resultados, foi possível perceber com este estudo que o tema da sustentabilidade, embora muito bem estruturado enquanto metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4 (qualidade da educação), ainda não se materializou como deveria no âmbito da Educação Básica brasileira, pois compõe os indicadores de avaliação do Censo Escolar 2023. Esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, mas enseja contribuir para a efetivação de uma educação para a sustentabilidade que não seja apenas um conteúdo teórico, mas uma prática integrada ao cotidiano escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.04.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRITO, Renato de Oliveira; CHESINI, Cláudia; LUCENA, José Ivaldo Araújo de; SILVA, Michel Araújo; ROCHA, Guilherme Felipe Santos. A Educação como superação da Fragmentação da Vida. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 40, 2025. DOI: 10.17271/23178604134020255627. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5627. Acesso em: 7 dez. 2025.