Percepção do ambiente através de práticas lúdicas
Circuito do Pedestre
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134020255631Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Educação Ambiental, Cidade educadoraResumo
O projeto de extensão “Sensibilização para percepção e exploração do ambiente escolar e entorno: vivências e capacitação com o Instituto Corrida Amiga” foi desenvolvido pelo PGAUR-USJT em parceria com o Instituto Corrida Amiga, que trabalha princípios da mobilidade ativa com crianças, enfatizando o transporte a pé e a acessibilidade através de jogos lúdicos, dentre eles, o Circuito do Pedestre. A prática foi aplicada na EEEI Soldado PM Eder Bernardes dos Santos, localizada no distrito do Itaim Paulista, São Paulo, em área de vulnerabilidade socioambiental. O objetivo do Circuito do Pedestre é promover a mobilidade ativa e exercitar os dispositivos de acessibilidade encontrados no espaço público e em meios de transporte que interferem na experiência do pedestre. A metodologia incluiu roda de conversa sobre mobilidade e acessibilidade, seguida do trajeto por um circuito de equipamentos cujas estações simulam situações vivenciadas na cidade. Os resultados apontam para o reconhecimento dos dispositivos de acessibilidade e de sinalização urbana, com engajamento dos estudantes na discussão sobre identificação, função e público impactado pelos dispositivos apresentados, o que foi percebido por meio dos relatos dos estudantes sobre situações vivenciadas na cidade. A aplicação da prática lúdica problematizou o corpo em movimento e promoveu reflexões sobre a percepção e a qualidade do ambiente urbano, desenvolvendo a compreensão crítica e sensível dos espaços e a mobilidade ativa entre as crianças, promovendo a cidadania, a inclusão e a reflexão sobre o espaço público.
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