Topônimos como elementos do patrimônio e memória do centro histórico da província do Namibe (Angola)

Autores

  • Aldino Miguel Francisco Professor Assistente, Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade do Namibe, UNINBE, Angola

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134120255761

Palavras-chave:

Toponímia, Património Histórico, Centro histórico, Namibe

Resumo

A pesquisa inserisse no âmbito dos estudos da toponímia como elementos do patrimônio histórico, aborda as motivações e as causas denominativas das ruas, avenidas, praças, largos, travessas e edifícios como elementos da história, da memória e da paisagem urbana no centro histórico da província do Namibe. O corpus da pesquisa é constituído de 37 elementos, extraídos das cartas de 1990 do antigo Instituto de Geodesia e Cartografia de Angola (IGCA). A narrativa metodológica, conceitos e classificação seguiram os postulados da autora brasileira Dick (1990 e 1992), com abordagem qualitativa-quantitativa. Os resultados demonstraram uma maior predominância das taxionomias de natureza antropocultural, as classes toponímicas com maiores frequências foram: axiotopônimos, antrotopônimos e os historiotopônimos, respectivamente. Ficou evidente que durante o ato de nomear os lugares no período pós-independência de Angola no centro histórico do Namibe as principais motivações ocorridas na atribuição dos topônimos foram: homenagens a heróis da luta resistência anticolonial e da luta de libertação nacional; personalidades políticas; datas e fatos memoráveis de dimensão histórica, política e cultural. A diversidade e a memória dos topônimos realçam a sua relação com a história da província e do país nos períodos pré-colonial, colonial e início da independência. O centro histórico enquanto patrimônio, desempenha função social, econômica, ambiental e arquitetônica, com realce para o comércio, turismo, festividades, residencial e a investigação cientifica. Apesar disso, são necessárias ações de preservação e conservação toponomásticas e arquitetônicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14.08.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCISCO, Aldino Miguel. Topônimos como elementos do patrimônio e memória do centro histórico da província do Namibe (Angola). Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 41, 2025. DOI: 10.17271/23178604134120255761. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5761. Acesso em: 7 dez. 2025.