A educação ambiental escolar frente a emergência climática

o Itinerário Formativo de Biotecnologia como espaço de práxis

Autores

  • Valéria Brumato Regina Fornazari Professora Doutora, UEM, Brasil
  • Daniele Araujo Canazart Professora Mestre, SEED, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134220255877

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Crise Ambiental, Estratégia de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Objetivo - O presente trabalho objetivou a produção e aplicação de uma sequência didática (SD) investigativa, abarcando as proposições estaduais para o componente curricular de Biotecnologia, de forma a promover a educação ambiental critica acerca da emergência climática.

Metodologia - Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com 27 alunos do Ensino Médio de uma escola pública, no Itinerário Formativo de Biotecnologia. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado, observação participante e registro em diário de campo. Já a análise de dados foi realizada com base na análise de Conteúdo de Bradin (1977).

Originalidade - Com a promulgação da BNCC e do Novo Ensino Médio a educação ambiental perdeu espaço, resumindo-se a termos como sustentável e sustentabilidade. Assim, faz-se necessário a busca por Lócus e práxis de reflexão para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, principalmente diante da emergência ambiental instaurada.

Resultado - Nessa perspectiva a pesquisa evidenciou que incialmente a visão dos alunos sobre a crise climática e a biotecnologia era reducionista e alienante, pouco relacionada com a ciência atual.

Contribuições metodológicas - No percurso da SD e na sua conclusão foi possível perceber que os alunos foram capazes de correlacionar o fator antrópico como gênese a com a adaptação e mitigação da crise climática.

Contribuições sociais e ambientais - Desta forma, esta pesquisa suscita a discussão acerca da pormenorização da educação ambiental no novo ensino médio bem como apresenta uma possibilidade de intervenção para a efetivação da educação ambiental crítica haja vistas a emergência climática, contribuindo para a formação cidadã crítica e a transformação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07.10.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORNAZARI, Valéria Brumato Regina; CANAZART , Daniele Araujo. A educação ambiental escolar frente a emergência climática: o Itinerário Formativo de Biotecnologia como espaço de práxis. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 42, 2025. DOI: 10.17271/23178604134220255877. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5877. Acesso em: 7 dez. 2025.