Instrumento para gestão sustentável de UC urbanas frente às mudanças climáticas

Autores

  • Guilherme Henrique Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml
  • Bruna Angela Branchi Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134420255992

Palavras-chave:

Indicadores de sustentabilidade, Resiliência urbana, Soluções baseadas na natureza

Resumo

RESUMO

Objetivo – Propor um instrumento para a gestão sustentável de Unidades de Conservação (UC) urbanas, fundamentado no monitoramento integrado das dimensões ambiental, social, econômica e de governança, como estratégia de adaptação às mudanças climáticas.

Metodologia – A pesquisa apresenta abordagem descritiva e exploratória, com métodos qualitativos e quantitativos. Foram utilizadas técnicas como pesquisa documental, visitas de campo e aplicação de questionário on-line para definição de pesos atribuídos a 15 indicadores distribuídos em quatro dimensões. Os dados foram integrados em um índice composto, aplicado de forma simulada em duas UCs do município de Campinas (SP).

Originalidade/relevância – O estudo responde à lacuna na literatura sobre instrumentos de avaliação específicos para UCs urbanas com foco em sustentabilidade e adaptação climática. Destaca-se pela proposta de uma ferramenta integrada, aplicável em contextos urbanos e alinhada aos princípios das Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Resultados – O índice desenvolvido permitiu classificar e comparar o desempenho de duas UCs de Campinas, revelando fragilidades da ARIE Mata de Santa Genebra frente à APA de Campinas, especialmente nas dimensões social e econômica.

Contribuições teóricas/metodológicas – A principal contribuição metodológica é o desenvolvimento de um índice composto de sustentabilidade aplicável a áreas protegidas urbanas, combinando indicadores validados por diferentes atores e fundamentado em critérios reconhecidos internacionalmente, como o Bellagio STAMP e o padrão da IUCN para SbN.

Contribuições sociais e ambientais – O instrumento pode auxiliar gestores públicos na tomada de decisão, promovendo maior eficiência na gestão de áreas verdes urbanas. Além disso, estimula o uso adaptativo das UCs como estratégia de mitigação de vulnerabilidades urbanas e fortalecimento da resiliência socioambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.08.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Guilherme Henrique Pereira da; BRANCHI, Bruna Angela. Instrumento para gestão sustentável de UC urbanas frente às mudanças climáticas. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 44, 2025. DOI: 10.17271/23178604134420255992. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5992. Acesso em: 16 dez. 2025.