Moradia Digna em Cuiabá-MT
uma análise a partir dos microdados da PNADc IBGE
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134420255995Palavras-chave:
Habitação, Inadequação, Desempenho térmicoResumo
RESUMO
Objetivo - a presente pesquisa visa analisar as habitações cuiabanas a partir dos microdados da PNADc do IBGE de 2022, afim de compreender como tem se dado o acesso à moradia digna na capital.
Metodologia - foi aplicada uma metodologia quantitativa, baseada em dados secundários e utilizando ferramentas como os softwares R, Rstudio e Excel para a tabulação e análise dos dados.
Originalidade/relevância - a pesquisa se destaca pela sua originalidade, pois não há registros de estudos anteriores que abordam a questão das condições habitacionais em Cuiabá a partir dessa perspectiva, e ainda utiliza uma abordagem metodológica inovadora, ao explorar dados da PNADc com foco na análise domiciliar.
Resultados - os resultados indicaram que muitas residências em Cuiabá não atendem a critérios essenciais de adequação, como os estabelecidos pela NBR 15220/03 e pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Contribuições teóricas/metodológicas – a pesquisa oferece uma relevante contribuição teórica e metodológica, pois a temática da moradia digna em Cuiabá ainda não havia sido explorada em estudos acadêmicos anteriores. Além disso, a base de dados empregada é inovadora, uma vez que, até o momento, havia sido utilizada apenas em pesquisas de outros cunhos.
Contribuições sociais e ambientais - este estudo traz contribuições importantes para a compreensão de tais fragilidades relacionadas à moradia digna, e seus resultados podem orientar futuras iniciativas e políticas para melhorar as condições de habitação no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










