Avaliação florística do Eixo Rodoviário de Brasília
65 anos de arborização bucólica na Nova Capital do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134520256016Palavras-chave:
Corredor ecológico, Cidade-parque, Cidade verdeResumo
Objetivo - avaliar a composição florística e a trajetória histórica da arborização do Eixo Rodoviário de Brasília, concebida como cidade-parque e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Metodologia - foi realizado um levantamento florístico das espécies arbóreas e palmeiras que ladeiam o Eixo Rodoviário de Brasília. Em seguida, o Índice de Jaccard foi utilizado para aferir a similaridade entre as comunidades de plantas presentes no Eixo Rodoviário Norte (ERN) e no Eixo Rodoviário Sul (ERS), os traços funcionais das espécies foram tabulados e os dados foram submetidos à Análise de Componentes Principais.
Originalidade/relevância - o Eixo Rodoviário de Brasília destaca-se no projeto urbanístico de Brasília e é emoldurado por canteiros arborizados ao longo de seus 13,8 km de extensão. Ele é definido como um conector ambiental pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal por seu potencial para atuar como corredor ecológico urbano. Porém, a ausência de estudos florísticos evidencia uma lacuna no conhecimento sobre o potencial de esse corredor arborizado atuar em benefício da cidade.
Resultados - Brasília viveu diferentes concepções de arborização desde a sua inauguração, e a distribuição das 111 espécies de árvores e palmeiras na área de estudo indica haver no ERN e no ERS comunidades vegetais funcionalmente distintas e com baixa similaridade florística. Mais da metade das espécies identificadas não é compartilhada entre o ERS e o ERN, este último apresentando maior riqueza de espécies e potencial para atuar como repositório ex situ de biodiversidade.
Contribuições teóricas/metodológicas - a rica composição de espécies presente ao longo do Eixo Rodoviário de Brasília apresenta assinaturas que refletem a transição de um urbanismo modernista para uma urbanização ecológica e identitária mais recente. A linha histórica de arborização revela uma relação conciliável entre a preservação do conceito de cidade-parque e o desenvolvimento conceitual de cidade verde.
Contribuições sociais e ambientais - o patrimônio arbóreo do Eixo Rodoviário de Brasília, consolidado ao longo dos últimos 65 anos, desempenha um papel multifuncional ao integrar dimensões urbanísticas, culturais, ecológicas, pedagógicas e recreativas. Todavia, os espaços arborizados têm sofrido intervenções não planejadas no projeto original.
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