BR-364 em Campo Novo do Parecis - MT
Os impactos da rodovia na paisagem urbana e na mobilidade ativa
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134520256018Palavras-chave:
Mobilidade Ativa, Paisagem Urbana, RodoviaResumo
Objetivo - Este estudo tem por objetivo diagnosticar a situação da BR-364 no perímetro urbano de Campo Novo do Parecis - MT e analisar os impactos decorrentes do efeito barreira dessa rodovia sobre a mobilidade ativa e a configuração da paisagem urbana.
Metodologia - Adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, visando compreender a complexidade dos impactos da BR-364 sobre a paisagem urbana e a mobilidade ativa no município de Campo Novo do Parecis - MT. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e o trabalho de campo, com visitas in loco. Para a análise dos dados, optou-se pela utilização da análise de conteúdo e da triangulação das informações, complementadas pela elaboração de mapas temáticos e quadros de sistematização dos resultados.
Originalidade/relevância - A originalidade da pesquisa está em analisar os impactos da BR-364 sobre a paisagem urbana e a mobilidade ativa em Campo Novo do Parecis - MT, temática ainda pouco explorada em cidades médias do Centro-Oeste. Sua relevância consiste em oferecer subsídios para o planejamento urbano e a gestão da mobilidade, produzindo um referencial metodológico aplicável a outros contextos urbanos atravessados por rodovias federais.
Resultados - A BR-364 exerce duplo papel: conecta a região, mas funciona como barreira urbana que compromete a caminhabilidade, a segurança e qualidade ambiental. Apesar de avanços pontuais, como calçadas largas, prevalecem fragilidades como ausência de ciclovias, travessias seguras e arborização.
Contribuições teóricas/metodológicas - Contribui ao integrar os conceitos de efeito barreira, mobilidade ativa e paisagem urbana em cidades médias. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa por meio da realização de um estudo de caso, com triangulação entre revisão bibliográfica, pesquisa documental, trabalho de campo e análise de conteúdo. Esse arranjo, associado a mapas temáticos, constitui um modelo replicável para avaliar os impactos de rodovias em contextos urbanos.
Contribuições sociais e ambientais - O diagnóstico indica que a BR-364, no trecho estudado, funciona simultaneamente como eixo de conectividade regional e como barreira urbana que compromete a caminhabilidade, a segurança de deslocamentos ativos e a qualidade ambiental do entorno.
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