BR-364 em Campo Novo do Parecis - MT

Os impactos da rodovia na paisagem urbana e na mobilidade ativa

Autores

  • Vanessa Knutzen Lourenço Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml
  • Érica Lemos Gulinelli Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml
  • Gisele Carignani Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134520256018

Palavras-chave:

Mobilidade Ativa, Paisagem Urbana, Rodovia

Resumo

Objetivo - Este estudo tem por objetivo diagnosticar a situação da BR-364 no perímetro urbano de Campo Novo do Parecis - MT e analisar os impactos decorrentes do efeito barreira dessa rodovia sobre a mobilidade ativa e a configuração da paisagem urbana.

Metodologia - Adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, visando compreender a complexidade dos impactos da BR-364 sobre a paisagem urbana e a mobilidade ativa no município de Campo Novo do Parecis - MT. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e o trabalho de campo, com visitas in loco. Para a análise dos dados, optou-se pela utilização da análise de conteúdo e da triangulação das informações, complementadas pela elaboração de mapas temáticos e quadros de sistematização dos resultados.

Originalidade/relevância - A originalidade da pesquisa está em analisar os impactos da BR-364 sobre a paisagem urbana e a mobilidade ativa em Campo Novo do Parecis - MT, temática ainda pouco explorada em cidades médias do Centro-Oeste. Sua relevância consiste em oferecer subsídios para o planejamento urbano e a gestão da mobilidade, produzindo um referencial metodológico aplicável a outros contextos urbanos atravessados por rodovias federais.

Resultados - A BR-364 exerce duplo papel: conecta a região, mas funciona como barreira urbana que compromete a caminhabilidade, a segurança e qualidade ambiental. Apesar de avanços pontuais, como calçadas largas, prevalecem fragilidades como ausência de ciclovias, travessias seguras e arborização.

Contribuições teóricas/metodológicas - Contribui ao integrar os conceitos de efeito barreira, mobilidade ativa e paisagem urbana em cidades médias. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa por meio da realização de um estudo de caso, com triangulação entre revisão bibliográfica, pesquisa documental, trabalho de campo e análise de conteúdo. Esse arranjo, associado a mapas temáticos, constitui um modelo replicável para avaliar os impactos de rodovias em contextos urbanos.

Contribuições sociais e ambientais - O diagnóstico indica que a BR-364, no trecho estudado, funciona simultaneamente como eixo de conectividade regional e como barreira urbana que compromete a caminhabilidade, a segurança de deslocamentos ativos e a qualidade ambiental do entorno.

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Publicado

10.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOURENÇO, Vanessa Knutzen; GULINELLI , Érica Lemos; CARIGNANI, Gisele. BR-364 em Campo Novo do Parecis - MT: Os impactos da rodovia na paisagem urbana e na mobilidade ativa. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 45, 2025. DOI: 10.17271/23178604134520256018. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6018. Acesso em: 21 dez. 2025.