Geometria arquitetônica de patrimônio tombado

A Piscina Coberta “Adhemar de Barros” de Icaro de Castro Mello

Autores

  • Samira Fadel Mistro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml
  • Felipe Corres Melachos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134620256043

Palavras-chave:

Geometria arquitetônica, Modelagem Paramétrica, Patrimônio tombado

Resumo

Objetivo - Este trabalho tem como objetivo investigar a inter-relação entre a geometria, a forma e o valor patrimonial da Piscina Coberta Adhemar de Barros.

Metodologia - A metodologia envolve revisão bibliográfica e documental do estudo de caso, a reconstrução digital bidimensional e tridimensional do edifício, por meio de modelagem geométrica e paramétrica, como ferramenta para compreender sua geometria arquitetônica.

Originalidade/relevância - Apesar de sua relevância histórica e contribuições arquitetônicas, poucos estudos analisam a geometria arquitetônica a partir do auxílio de ferramentas computacionais contemporâneas. Espera-se, assim, contribuir para a valorização da obra de Icaro de Castro Mello, articulando aspectos técnicos e históricos com reflexões sobre como análise e preservação do patrimônio construído e a relação entre arquitetura e paisagem urbana pode ser valorizada por meio de análise com programas computacionais contemporâneos, destacando-se a difusão e valorização da obra construída de Icaro de Castro Mello no contexto acadêmico, com ênfase especial em seus cascos de dupla curvatura

Resultados - A análise geométrica da Piscina Coberta Adhemar de Barros demonstrou que sua cobertura é conformada por uma geometria numericamente freeform, mas que opera como superfície desdobrável, confirmando sua viabilidade construtiva em diferentes contextos, inclusive no âmbito da DfMA. Foram identificadas relações geométricas subjacentes, como seções transversais e longitudinais definidas por polinômios de segundo grau com alto grau de confiabilidade, além da detecção de estratégias projetuais que asseguraram a precisão geométrica no momento de sua concepção formal-estrutural.

Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo evidenciou a sobreposição de categorias taxonômicas estruturais de Engel (2001), indicando a associação de diferentes tipologias e materiais construtivos. Metodologicamente, demonstrou-se a relevância da integração de ferramentas analógicas e digitais de projetação, como a modelagem paramétrica, para a reconstrução, compreensão formal e análise geométrica de projetos modernos, contribuindo para a valorização da obra de Icaro de Castro Mello no campo acadêmico.

Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa reforça a importância da preservação de patrimônios modernos paulistanos ao articular a análise geométrica com a memória e identidade locais. Além disso, contribui para a difusão de estratégias de valorização do patrimônio construído

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

10.10.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MISTRO , Samira Fadel; MELACHOS , Felipe Corres. Geometria arquitetônica de patrimônio tombado: A Piscina Coberta “Adhemar de Barros” de Icaro de Castro Mello . Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 46, 2025. DOI: 10.17271/23178604134620256043. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6043. Acesso em: 2 fev. 2026.