Infraestruturas Verdes e Azuis e Soluções Baseadas na Natureza (SbN) em áreas metropolitanas
uma discussão para cidades resilientes
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256049Palavras-chave:
Soluções baseadas na natureza, Mudanças climáticas, Regiões metropolitanasResumo
Objetivo - Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos e as investigações referentes às Infraestruturas Verdes e Azuis e às Soluções Baseadas na Natureza (SbN) encontrados nos trabalhos voltados ao planejamento urbano com foco, sobretudo, na busca da resiliência climática em regiões metropolitanas.
Metodologia - Com o objetivo de atender ao objetivo da pesquisa, a metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica com base nos estudos já publicados dentro do eixo temático e a abordagem metodológica empregada foi a descritiva.
Originalidade/relevância - Ao expor aspectos relevantes na conceituação e na discussão das Infraestruturas Verdes e Azuis e das SbN com foco nas regiões metropolitanas com grandes contingentes populacionais, esse estudo propõe uma forma de pensar nessas ferramentas como estratégias para a construção de cidades resilientes, ou seja, melhor adaptadas às mudanças climáticas e com decisões que levem em consideração o meio ambiente, bem como a saúde e o bem-estar dos habitantes.
Resultados - De modo geral, os resultados encontrados ressaltam que, após décadas de crescimento urbano sem as devidas preocupações ambientais, alguns dos prejuízos são cada vez mais graves e alguns já bastante conhecidos na atualidade, como o aumento das temperaturas e a baixa qualidade do ar, além das enchentes e secas. Nesse cenário, diversos autores apontam a urgência necessária na adoção de medidas mais sustentáveis na gestão dos centros urbanos e tratam a inserção das Infraestruturas Verdes e Azuis e das SbN como opções possíveis, desde que sejam ajustadas para atender aos problemas e complexidades locais.
Contribuições teóricas/metodológicas - Ao sintetizar as definições, bem como as aplicações e métodos abordados nos estudos, a pesquisa correlacionou as definições e potencialidades das Infraestruturas Verdes e Azuis e das SbN de forma a colaborar com outros estudos pensados para a formulação de políticas públicas destinadas à construção de sistemas urbanos e de mobilidade adaptados às mudanças climáticas.
Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa, ao explorar esses conceitos dentro do cenário da resiliência climática dos centros urbanos, reúne autores como forma de atualizar a discussão em busca de uma gestão do espaço voltada a um desenvolvimento pautado em uma relação mais justa com o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










