Jardins Verticais em Goiânia
Potencialidades e Limitações como Estratégia de Mitigação Climática e Conforto Térmico
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256056Palavras-chave:
Jardins verticais, Conforto térmico, GoiâniaResumo
Objetivo - O artigo tem como objetivo analisar a implementação dos jardins verticais a partir de estudo de casos de edifícios em Goiânia e discutir os seus impactos enquanto estratégia de mitigação climática, conforto térmico para as edificações e solução estética.
Metodologia - A metodologia baseia-se na revisão bibliográfica, análise de reportagens e estudos de casos de edifícios em Goiânia.
Originalidade/relevância - O artigo se insere na discussão de soluções baseadas na natureza, trazendo um questionamento sobre a implementação dos jardins verticais nas fachadas dos edifícios, analisando sua estrutura e solução técnica.
Resultados - Os resultados apontam que, no recorte estabelecido, os jardins verticais vêm sendo implementados com estruturas errôneas que os descaracterizam, levando-os ao entendimento de que possuem apenas caráter estético, aliado a um discurso de sustentabilidade distorcido pelo mercado imobiliário, o que faz com que percam sua potencialidade enquanto solução mitigadora climática.
Contribuições teóricas/metodológicas - A partir do estudo realizado, aponta-se a necessidade de se discutir soluções práticas diante do adensamento e da rápida expansão urbana, especialmente em Goiânia, que passa por um acelerado investimento imobiliário e a importância do enfrentamento ao discurso de sustentabilidade distorcida que vem sendo utilizado pelas intervenções atuais.
Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa caminha para o aprofundamento de tecnologias de jardins verticais com estratégias de redução de custo, que possam alcançar outras classes sociais, e outras técnicas baseadas na natureza, a fim de contribuir para discussões sobre infraestruturas práticas de mitigação climática para a cidade.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









