Revisão integrativa aplicada à caminhabilidade e as paradas de ônibus em Campus universitários

Autores

  • Andreia Jane Leandro Camara Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Andréa Holz Pfützenreuter Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134720256065

Palavras-chave:

Parada de Ônibus, Caminhabilidade, Design Urbano, Revisão Sistemática

Resumo

Objetivo - Analisar no contexto nacional e internacional da produção científica, através de uma revisão sistemática uma relação entre a parada de ônibus e a caminhabilidade.

Metodologia - foram definidos os termos, “strings de buscas”, dias das buscas, critérios de inclusão e exclusão, e sistematização em tabelas, incluindo artigos de pelo menos os últimos 10 anos em 3 principais bases de pesquisa: Web of Science, Scopus e SciELO. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, na qual foram encontrados 304 artigos e analisados 20 destes, publicados no período de 2014 a 2024.  

Originalidade/relevância - A observação da preocupação com a elaboração de instrumentos de medida desse assunto e a validação para o contexto brasileiro aponta para essa falta e a importância de atender às necessidades dos usuários em utilizar os recursos existentes para obter os benefícios máximos.

Resultados - Evidências indicam que a percepção de caminhabilidade e a substituição de tempo sedentário por caminhada impactam na autonomia e melhora da fragilidade, principalmente, em pessoas idosas.

Contribuições teóricas/metodológicas – Ter a disponibilidade de muitos instrumentos de medidas contribui para o diagnóstico dessa lacuna e para avanço de políticas públicas voltadas para esse assunto (tema), uma vez que, também revelam aspectos que podem impulsionar a população a usar menos os transportes de modo geral e adotar a caminhada como um modo ativo de transporte.

Contribuições sociais e ambientais – Revelar aspectos que podem impulsionar a população a usar menos os transportes de modo geral ou usar de forma mais adequada, além de adotar a caminhada como um modo ativo de transporte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMARA , Andreia Jane Leandro; PFÜTZENREUTER, Andréa Holz. Revisão integrativa aplicada à caminhabilidade e as paradas de ônibus em Campus universitários . Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 47, 2025. DOI: 10.17271/23178604134720256065. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6065. Acesso em: 21 dez. 2025.