Revisão integrativa aplicada à caminhabilidade e as paradas de ônibus em Campus universitários
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256065Palavras-chave:
Parada de Ônibus, Caminhabilidade, Design Urbano, Revisão SistemáticaResumo
Objetivo - Analisar no contexto nacional e internacional da produção científica, através de uma revisão sistemática uma relação entre a parada de ônibus e a caminhabilidade.
Metodologia - foram definidos os termos, “strings de buscas”, dias das buscas, critérios de inclusão e exclusão, e sistematização em tabelas, incluindo artigos de pelo menos os últimos 10 anos em 3 principais bases de pesquisa: Web of Science, Scopus e SciELO. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, na qual foram encontrados 304 artigos e analisados 20 destes, publicados no período de 2014 a 2024.
Originalidade/relevância - A observação da preocupação com a elaboração de instrumentos de medida desse assunto e a validação para o contexto brasileiro aponta para essa falta e a importância de atender às necessidades dos usuários em utilizar os recursos existentes para obter os benefícios máximos.
Resultados - Evidências indicam que a percepção de caminhabilidade e a substituição de tempo sedentário por caminhada impactam na autonomia e melhora da fragilidade, principalmente, em pessoas idosas.
Contribuições teóricas/metodológicas – Ter a disponibilidade de muitos instrumentos de medidas contribui para o diagnóstico dessa lacuna e para avanço de políticas públicas voltadas para esse assunto (tema), uma vez que, também revelam aspectos que podem impulsionar a população a usar menos os transportes de modo geral e adotar a caminhada como um modo ativo de transporte.
Contribuições sociais e ambientais – Revelar aspectos que podem impulsionar a população a usar menos os transportes de modo geral ou usar de forma mais adequada, além de adotar a caminhada como um modo ativo de transporte.
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