O espaço público e a paisagem urbana em Araguaína, Tocantins
uma abordagem observacional
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256066Palavras-chave:
Espaço Público, Paisagem urbana, Araguaína-TOResumo
Objetivo – Analisar os usos do espaço público em Araguaína, Tocantins, com recorte no Complexo de Turismo e Negócios Via Lago, destacando sua relação com a paisagem urbana e o contexto recente de modernização e crescimento econômico de uma cidade média da Amazônia Legal.
Metodologia – Abordagem qualitativa, de natureza básica e com caráter exploratório, tendo como estratégia metodológica o estudo de caso e a aplicação de um roteiro observacional.
Originalidade/relevância - O artigo apresenta a aplicação de um roteiro elaborado com finalidade de analisar espaços públicos urbanos, permitindo inferir considerações críticas e observações empíricas sobre o espaço público na cidade contemporânea.
Resultados – Verificou-se que o local analisado apesar de ser um espaço de uso público, há forte direcionamento para os usos privados, pois não há incentivo a permanência no local, o horário de uso é controlado e direcionado ao comércio e ao lazer pago, bem como percebe-se existência de conflitos entre o público que frequenta o espaço e outros agentes sociais privados, como os comerciantes e os automóveis que parecem ter mais espaço do que os pedestres.
Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa é inédita e contribuiu para a melhoria do roteiro de observação adotado, bem como atribuiu uma análise mais crítica ao recurso metodológico escolhido ao indicar os principais usos do espaço público e dos conflitos existentes. A aplicação da metodologia interferiu diretamente nos resultados da pesquisa, sendo, portanto, satisfatória a sua aplicação.
Contribuições sociais e ambientais – Este trabalho apresenta contribuições significativas em relação a metodologia de análise e avaliação de espaços públicos pois podem agregar os vários elementos que contém o espaço, como questões socioespaciais e ambientais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









