O Plano de Ação Climática da cidade de Teresina, PI e o caso do bairro da Vila da Paz
perpetuando desigualdades em territórios urbanos vulneráveis
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134920256097Palavras-chave:
Mudança do clima, Políticas públicas, Injustiça climáticaResumo
Objetivo - analisar o Projeto de Urbanização da Vila da Paz sob a perspectiva da criação de capacidades adaptativas e resiliência climática.
Metodologia - estudo de caso de natureza qualitativa, apoiado em pesquisa bibliográfica, documental e em levantamentos de campo.
Originalidade/relevância – aproximar ciência, política e sociedade, e sensibilizar formuladores de políticas públicas para a urgência de agir frente à possibilidade destas promoverem injustiças climáticas.
Resultados – o Projeto de Urbanização da Vila da Paz não promoveu a criação de capacidades adaptativas e resiliência climática, pelo contrário, criou novas vulnerabilidades e aumentou algumas das já existentes.
Contribuições teóricas/metodológicas – destaca a importância de estudos que analisem criticamente políticas públicas e suas implicações em territórios urbanos vulnerabilizados.
Contribuições sociais e ambientais – evidencia a importância da participação social e de estudos de interseccionalidade na construção de políticas públicas climáticas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









