Plant hunting no cerrado da UNESP
potencial paisagístico de espécies herbáceas, trepadeiras e arbustivas com florescimento na estação seca
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134920256101Palavras-chave:
Biodiversidade, Espécies nativas, Potencial ornamentalResumo
Objetivo – Identificar, selecionar, registrar e coletar espécimes de plantas herbáceas, trepadeiras e arbustivas nativas do cerrado paulista com potencial paisagístico.
Metodologia – As coletas desta pesquisa ocorreram de abril a setembro de 2025, durante a estação seca, no Câmpus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em seu entorno, utilizando o método Plant Hunting (Caça às Plantas). As espécies foram georreferenciadas, registradas por fotos com detalhes da floração, herborizadas e os dados obtidos foram organizados em planilhas.
Originalidade/relevância – A relevância da pesquisa está na exploração e apresentação das características ornamentais de espécies do cerrado paulista, demonstrando seu potencial para inserção em jardins.
Resultados – Foram coletados e registrados 114 indivíduos, dos quais 98 foram identificados, representando 71 espécies. Desse total, 58 são nativas com ocorrência no cerrado paulista e constituíram a amostra do presente estudo, distribuídas em 19 arbustivas, 17 trepadeiras, 12 herbáceas e 10 subarbustivas.
Contribuições teóricas/metodológicas – Ampliação do uso de espécies nativas, promovendo projetos paisagísticos mais adaptados às condições locais.
Contribuições sociais e ambientais – Preservação do Cerrado, a promoção de jardins mais sustentáveis, a conservação ex situ, a difusão do conhecimento sobre espécies nativas para a população e a contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e o ODS 15 (Vida terrestre).
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









