Potencial de biomassas lignocelulósicas aplicadas à captura de Dióxido de Carbono (CO2)
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134920256102Palavras-chave:
Descarbonização, Adsorção, BiocarvãoResumo
Objetivo - O objetivo do presente trabalho é, por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisar a contribuição de biomassas lignocelulósicas na captura de dióxido de carbono (CO2), além de identificar os principais fatores de influência avaliados nas pesquisas relacionadas.
Metodologia – O trabalho foi fez uso da metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses). Na investigação foram utilizados os termos “lignocellulosic biomass”, “carbon dioxide” e “adsorption” de forma concomitante e direcionados ao título, resumo e palavras-chave dos estudos. Os trabalhos selecionados foram publicados no período entre 2020 e 2024 e não incluem artigos de revisão.
Originalidade/relevância – Advindo de mudanças climáticas cada vez mais evidentes, é imprescindível que recursos naturais renováveis e, sobretudo, resíduos desses recursos, sejam estudados e encorajados enquanto biomateriais direcionados a utilizações com potencial de mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE). Múltiplas biomassas possuem características favoráveis a adsorção de inúmeras substâncias e, dado uma vasta quantidade de espécies com características diversas, se faz necessário avaliar suas principais contribuições. Além disso, a avaliação de biocarvões de resíduos de biomassa conduz a valorização do produto, com baixo custo associado e com o favorecimento da inovação.
Resultados – Os trabalhos evidenciam a alta capacidade de adsorção de biomassas distintas, favorecidas por processos de ativação ou outros tratamentos. Além disso, são evidenciadas as influências da temperatura e pressão no processo, demonstrando caminhos que são favorecidos.
Contribuições teóricas/metodológicas – Os fatores que influenciam a aplicabilidade de um material, especialmente, de um resíduo de recurso renovável, são fundamentalmente importantes para a compreensão da efetividade dos processos e reprodução laboratorial ou comercial. Temperatura e pressão afetam diretamente a eficiência dos processos e a ativação de um biocarvão depende diretamente da metodologia utilizada, o que influencia na sua capacidade adsortiva. Revisões sistemática de literatura oferecem uma síntese consolidada de práticas e abordagens, demonstrando tendências e avaliações majoritariamente empregadas, permitindo a utilização de metodologias eficientes.
Contribuições sociais e ambientais – O trabalho evidencia quais são as contribuições na literatura recente de biomassas lignocelulósicas na captura de carbono, principal gás responsável pelo efeito estufa. Tendo em vista que o Brasil é um dos países mais biodiversos e com uma grande produção de distintos materiais vegetais, é importante entender resíduos enquanto potenciais materiais aliados à mitigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










