Paisagem vivenciada: um olhar sobre a orla do Rio Paraguai

Authors

  • Fernanda Miguel Franco Professora Doutora, IFMT, Brasil
  • Diana Carolina Jesus de Paula Professora Doutora, UNIVAG, Brasil
  • Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves Professor Mestre, IFMT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604113020234419

Keywords:

Ensino de Paisagismo, Orla do Rio Paraguai, Qualificação da paisagem

Abstract

A leitura do ambiente paisagístico por meio da identificação das unidades de paisagem auxilia na compreensão sob aspectos e fenômenos que são fruto das relações entre território e sociedade. O objetivo do presente estudo foi fazer uma atividade de campo, para fins de realizar uma análise da orla do rio Paraguai, no intuito de registrar aspectos paisagísticos, juntamente com sugestões para melhor aproveitamento desse espaço. Como resultados percebe-se na observação da vegetação o gosto por espécies frutíferas e floríferas. A forma das copas apresentou em sua maior parte formato arredondado e irregular em relação ao arranjo visual, observa-se o arranjo enfileirado e agrupado, muito influenciado pela informalidade no tratamento dessa vegetação. Na análise da paisagem, há uma mistura de elementos construídos com elementos naturais. A visão do rio está em 8 das 10 imagens registradas, considerado como elemento principal da paisagem. O conhecimento das intervenções humanas na paisagem natural, podem trazer a compreensão de como a sociedade percebe e transforma a natureza, essa imagem mental se reflete no uso e gestão do seu espaço, paisagem e território.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-12-17

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FRANCO, Fernanda Miguel; PAULA, Diana Carolina Jesus de; CHAVES, Arthur Guilherme Schirmbeck. Paisagem vivenciada: um olhar sobre a orla do Rio Paraguai. Technical and Scientific Journal Green Cities, [S. l.], v. 11, n. 30, 2023. DOI: 10.17271/23178604113020234419. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/4419. Acesso em: 24 nov. 2024.