Gestão de Resíduos Sólidos nas Cidades da Região Imediata de Rondonópolis (RIR): Uma Análise Dos Planos Municipais De Gestão Integrada De Resíduos Sólidos (PMGIRS)
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123520245105Palavras-chave:
Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, Estruturas administrativas, legislativas e operacionais e Região Imediata de RondonópolisResumo
A pesquisa tem como objetivo analisar por meio dos PMGIRS nas cidades da RIR os dados de geração e disposição final dos resíduos sólidos. Para tanto, pretende-se analisar a existência/ausência de PMGIRS nas cidades da RIR; examinar o conteúdo dos planos e comparar a gestão de resíduos sólidos nas cidades, tomando como base os dados de geração e disposição final. Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, com destaque para o PMGIRS, são instrumentos importantes da PNRS, exigindo como conteúdo mínimo, dados e informações sobre a gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A pesquisa obteve nos Planos Municipais, a principal fonte de dados quantitativos e qualitativos quanto a geração e disposição final de resíduos sólidos. As cidades que englobam a RIR, compreendem os domínios do cerrado, um dos hotspots presentes no território brasileiro, que contém importantes afluentes da bacia do rio Paraguai e da bacia do rio Araguaia. A análise da gestão e gerenciamento de RSU nas cidades da RIR contribui para uma gestão ambiental adequada e ordenamento espacial dessas cidades e suas relações com o meio ambiente, sendo importes para o planejamento ambiental e para a qualidade de vida da população dessa região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.