Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: Um projeto do PIBID de biologia

Autores

  • Eder Spuri de Paula
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Marina Battistetti Festozo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713720171730

Resumo

O diálogo entre educação de qualidade e a formação de professores é fundamental para que alcancemos uma educação transformadora. Assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) surge como uma proposta para formação de professores e um mecanismo de diálogo entre universidade e escola. Desse modo, esse trabalho propõe avaliar um projeto de Educação Ambiental Crítica realizado junto à formação contínua de professores em exercício vinculados ao programa e desenvolvido no ano de 2013 nas escolas públicas do município de Lavras, MG. Após análise, foi possível diagnosticar as diferentes concepções dos professores em relação à Educação Ambiental bem como as dificuldades da inserção da mesma nas escolas. Também foi possível perceber as contribuições do projeto e do PIBID para a formação continuada dos professores permitindo que esses docentes compreendam a importância da formação permanente, das potencialidades de estratégias pedagógicas diferenciadas, e de como a contextualização e interdisciplinaridade podem contribuir no processo de ensino aprendizagem. Além disso, permitiu uma reflexão sobre os trabalhos do PIBID de Biologia nas escolas, compreendendo como o mesmo tem articulado suas ações através dos projetos a fim de aprimorá-las cada vez mais. PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Educação Ambiental. Formação Continuada de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Paula, E. S. de, Gonçalves, L. V., Festozo, M. B., & Nascimento Junior, A. F. (2017). Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: Um projeto do PIBID de biologia. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(7). https://doi.org/10.17271/1980082713720171730

Edição

Seção

Artigo Completo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5