Caminhar em busca da Cliodiversidad: de Sevilha à Santa Catarina

Autores/as

  • Evandro Fiorin PhD in Architecture and Urbanism, with a research stay at the University of Seville, in Spain. Professor at Federal University Santa Catarina and Postgraduate Program in Architecture and Urbanism. , Doutor em Arquitetura e Urbanismo, com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha, na Espanha. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Mara Regina Pagliuso Rodrigues PhD in Environmental Engineering Sciences, with post-doctoral internship at Federal University of Santa Catarina. Professor at the Federal Institute of São Paulo. , Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal de São Paulo.
  • Julian Sobrino Simal PhD in Art History, Leader of research projects in Industrial Heritage network around the world. Honorary Professor at the University of Seville, in Spain. , Doutor em História da Arte, Líder de projetos de pesquisa na rede de Patrimônio Industrial ao redor do mundo. Professor Honorário da Universidade de Sevilha, na Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720220244992

Palabras clave:

Paisagem, Cartografia, Patrimônio

Resumen

Este artigo aplica uma metodologia de estudo das paisagens históricas da produção, àquela que objetiva levantar e analisar o patrimônio industrial do sul da Espanha, para buscar sua adaptação à leitura da realidade brasileira. A partir do conceito de cliodiversidad, caminhamos ao encontro da história e das ocupações humanas nas paisagens pós-industriais, tendo como recortes: Sevilha e a Ilha de Santa Catarina. Como andarilhos, percorremos antigas áreas marítimo-fabris à procura de rastros do passado, em meio aos fragmentos do presente. Assim, revelamos restos e ruínas que compõem cartografias, onde os valores patrimoniais não são interpretados como algo objetivo e nem, tão pouco, essências atemporais, mas numa relação dinâmica e evolutiva, que se dá ao longo do tempo, entre o homem e o mundo que o rodeia: acolhendo a diversidade para a reescrita de uma nova história.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-06-05

Cómo citar

FIORIN, Evandro; RODRIGUES , Mara Regina Pagliuso; SIMAL, Julian Sobrino. Caminhar em busca da Cliodiversidad: de Sevilha à Santa Catarina. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.17271/1980082720220244992. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4992. Acesso em: 6 dic. 2025.