ESTUDO DO SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MONJOLINHO, SÃO CARLOS - SP, UTILIZANDO O MODELO MATEMÁTICO DE QUALIDADE DA ÁGUA QUAL-2E
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827722011111Resumen
Os modelos de qualidade da água são uma importante ferramenta para o manejo das Bacias Hidrográficas, por conseguirem integrar uma série de informações ambientais, possibilitando assim uma visão dinâmica dos processos naturais. Com a modelagem matemática é possível ainda realizar simulações de cenários futuros, que podem colaborar com o processo de tomada de decisão.
O programa QUAL-2E, na sua interface QUAL-2R, é uma destas valiosas ferramentas, possibilitando a simulação de curso d’ água unidirecional, bem misturado e de fluxo constante. O presente trabalho propõe avaliar a aplicação do modelo QUAL-2E para simulações das concentrações de nitrogênio e fósforo no rio Monjolinho, São Carlos (SP).
Foi realizada a calibração do modelo e determinados os coeficientes de autodepuração para os parâmetros: nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito e fosfato. Posteriormente o modelo foi validado apresentando resultados satisfatórios em relação aos dados coletados no campo. Em seguida, propôs-se a simulação da qualidade da água do rio Monjolinho após a implementação da estação de tratamento esgoto de São Carlos. Os resultados demonstraram que o rio poderá sofrer alterações em sua qualidade, mesmo que os efluentes da estação estejam dentro dos padrões de emissão estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), dadas as particularidades do Monjolinho.