Diagnóstico dos Indicadores de Consumo de Água em Escolas Públicas de Recife-PE
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713120171493Resumen
A escola deve ter papel de destaque na formação de cidadãos conscientes quanto ao uso sustentável da água. No entanto, o ambiente escolar é classificado por diversos autores como um forte consumidor e desperdiçador de água, principalmente em se tratando de escolas públicas. Inserido nesse contexto, o presente trabalho contém estudos realizados em duas escolas públicas estaduais da cidade de Recife-PE, objetivando o diagnóstico do padrão de consumo dessa tipologia predial. A metodologia empregada consistiu no monitoramento setorizado do consumo de água a partir da instalação de hidrômetros nos principais pontos de uso desse recurso, por um período de um ano, além do cálculo do Indicador de Consumo (litros/aluno*dia). Os resultados mostraram que os setores de uso exclusivo da comunidade docente e funcionários de uma forma geral são os maiores consumidores de água. Em contrapartida, as duas escolas apresentaram um baixo Indicador de Consumo em comparação com outros estudos realizados em outras instituições de ensino no Brasil e no mundo. A análise desses indicadores deve orientar o desenvolvimento de atividades para sensibilização dos usuários direcionadas para cada setor específico, contribuindo para a redução do desperdício de água.
PALAVRAS-CHAVE: Indicador de Consumo. Escolas Públicas. Consumo de Água.