Origem e Transformação da Terra: uma experiência formativa para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082715320192193Resumen
O objetivo do trabalho é relatar uma experiência realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais. A experiência se configurou na construção de uma atividade formativa a fim de construir conhecimentos acerca do Origem e Transformação da Terra. Para o desenvolvimento da atividade foi utilizada uma narrativa mítica Guarani e uma série de imagens dispostas em cartão para abordar uma a questão da transformação da terra. Após o desenvolvimento da atividade foi pedido para que os participantes da aula abordassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. Estas abordagens foram analisadas a partir da análise do discurso. Após as análises pode-se perceber que, a prática construída foi interessante para a formação inicial de professores, pois permite a construção de conhecimentos acerca da atuação docente. Estes conhecimentos permeiam elementos como os recursos pedagógicos e método avaliativo. PALAVRAS-CHAVE: Origem e Transformação da Terra. Experiência formativa. Ensino de Ciências.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-12-01
Número
Sección
Artigo Completo
Cómo citar
SILVA, Luan Felismino da; LOURENÇO, Camila Oliveira; VERA, José Alberto Casto Nogales. Origem e Transformação da Terra: uma experiência formativa para o ensino de ciências. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 15, n. 3, 2019. DOI: 10.17271/1980082715320192193. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2193. Acesso em: 26 dec. 2024.