PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827862012316Resumen
O estudo do meio ambiente é importante para compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente e suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas. Saber qual é a percepção de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente em que vivem através de atividade extra-classe, possibilita a esse estudante vivenciar o que aprendeu na sala de aula. Este trabalho teve como estratégia didática não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas com o objetivo de promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente para a formação de um conceito e transformação do ambiente em que vive. Assim, espera-se contribuir com o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem mais eficiente e voltado à sua realidade. A pesquisa foi realizada com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vicente Cruz, situada na Zona Norte de Manaus. Para isso utilizou-se o método de estudo de caso e a pesquisa participante, através da utilização do recurso da máquina fotográfica com dinâmica de foto-interpretação, frases conceituais, mapas mentais e debate. Os procedimentos de análise foram qualitativos e quantitativos por meio de tabelas e gráficos. Os resultados mostram que no conceito formado pelos alunos, eles não se vêem como parte integrante do meio ambiente e como modificadores dele, acreditavam que o meio ambiente era tudo que estivesse ao alcance de ser utilizado, ou seja, o natural. Após a participação desta atividade, os estudantes passaram a entender o papel do ser humano dentro do meio ambiente e sua complexidade, reformulando o conceito pré-estabelecido.