Origem e Transformação da Terra: uma experiência formativa para o ensino de ciências

Autores

  • Luan Felismino da Silva
  • Camila Oliveira Lourenço
  • José Alberto Casto Nogales Vera

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715320192193

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar uma experiência realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais. A experiência se configurou na construção de uma atividade formativa a fim de construir conhecimentos acerca do Origem e Transformação da Terra. Para o desenvolvimento da atividade foi utilizada uma narrativa mítica Guarani e uma série de imagens dispostas em cartão para abordar uma a questão da transformação da terra. Após o desenvolvimento da atividade foi pedido para que os participantes da aula abordassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. Estas abordagens foram analisadas a partir da análise do discurso. Após as análises pode-se perceber que, a prática construída foi interessante para a formação inicial de professores, pois permite a construção de conhecimentos acerca da atuação docente. Estes conhecimentos permeiam elementos como os recursos pedagógicos e método avaliativo. PALAVRAS-CHAVE: Origem e Transformação da Terra. Experiência formativa. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2019

Como Citar

Silva, L. F. da, Lourenço, C. O., & Vera, J. A. C. N. (2019). Origem e Transformação da Terra: uma experiência formativa para o ensino de ciências. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(3). https://doi.org/10.17271/1980082715320192193

Edição

Seção

Artigo Completo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)