EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE NO MÉDIO RIO SOLIMÕES NO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827862012301Resumo
Este estudo é resultado das reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Educação Infantil, das incomodações geradas a partir das leituras dos conteúdos, dos debates frente à realidade socioeducacional e ambiental historicamente pesquisada e vivenciada no interior do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através da qual se buscou compreender a estrutura política econômica e histórica do Brasil e mais especificamente da Amazônia, e como resultado dessa trajetória entender a atual lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional Lei nº 9.394/96, as políticas públicas atuais que tratam da Educação Infantil e dentro de nossas limitações, vislumbrarmos de alguma forma novas perspectivas nessa que foi durante séculos uma das áreas da educação mais esquecida pelo poder público. Como resultado foi possível constatar que em relação à legislação tivemos muitos avanços a partir da Constituição de 1988 e da lei de Diretrizes e base já citadas. Conferimos que muitos municípios, caso de Coari/AM, já estão em estágio bem adiantado no processo de adequação à determinação da lei que responsabiliza os mesmos a construírem creches para atender às demandas da localidade, e, por seguinte investirem na formação dos professores. Entendemos diante disso que a formação ora conquistada pelos professores influenciará profundamente de forma positiva no perfil psicológico sociológico e ambiental das crianças que adentrarem ao Ensino Fundamental num futuro próximo. Este estudo é relevante pela possibilidade de contribuir com outros pesquisadores que queiram aventurar-se a estudar essa questão.