Tradição, saberes agroecológicos e quintais produtivos em comunidades rurais do Semiárido Potiguar do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719620234106

Resumo

Os quintais produtivos são uma das formas mais antigas de manejo e uso agrícola da terra e consistem da combinação de várias espécies de plantas, às vezes associados à criação de animais domésticos. Neste trabalho, identificou-se diferentes usos dos quintais domésticos em comunidades rurais do município de Mossoró e Baraúnas, localizadas no semiárido do estado do Rio Grande do Norte (RN). Foram realizadas entrevistas presenciais com uso de questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, direcionados a 88 famílias que cultivam em quintais de quatro comunidades rurais, Santa Rita de Cássia, Guarujá e Bela Vista, em Mossoró (RN), e a comunidade de Recreio, no município de Baraúnas (RN). Verificou-se que os quintais das comunidades são utilizados para o cultivo de espécies frutíferas, hortaliças medicinais e ainda para a criação de animais. Além disso, o espaço do quintal é destinado ao lazer das famílias. A produção dos quintais atende ao consumo das famílias. Especificamente na comunidade de Bela Vista, observaram-se limitações nos cultivos dos quintais devido à escassez hídrica nos anos de 2012 a 2017, período que engloba a realização desta pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que o cultivo em quintais é uma tecnologia social que garante a soberania sobre a segurança alimentar e nutricional das famílias do semiárido brasileiro, em consonância com a necessidade de convivência sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

31-12-2023

Como Citar

SILVA, Marcia Regina Farias da; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; DUTRA, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel; SILVA DIAS, Nildo da. Tradição, saberes agroecológicos e quintais produtivos em comunidades rurais do Semiárido Potiguar do Rio Grande do Norte, Brasil. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 19, n. 6, 2023. DOI: 10.17271/1980082719620234106. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4106. Acesso em: 2 jan. 2025.