Analysis of the New Demand-Responsive Transport in Goiânia, Goiás

Citybus 2.0

Authors

  • Bruna Rodrigues Guimarães Master in Territorial Development and Planning, PUC Goiás
  • Antonio Pasqualetto Professor Doctor, PUC Goiás and IFG

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847297420212835

Abstract

The demand-responsive public transport Citybus 2.0 was an innovation not only for Goiânia, but for all of Latin America. Created in 2019, this new way of getting around the city is intended to be a substitute for individual motorized transport, encouraging sustainable urban mobility. In order to analyze this new means of transport in the capital of Goiás, an online questionnaire was applied, which had 217 responses, of which 130 are users and 87 are non-users. The questionnaire had ten questions, two of which were general and eight with the purpose of collecting information on user satisfaction regarding the service provided by the new mode of transport. As for the perception of satisfaction, the items related to the cost and service range had the worst ratings.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALONSO-GONZÁLEZ, M. J. et al. The Potencial of Demand-Responsive Transport as a Complement to Public Transport: An Assessment Framework and an Empirical Evaluation. Transportation Research Record, v. 2672, n. 8, p. 879-889, 2018. DOI: 10.1177/0361198118790842. Acesso em: 30 ago. 2020.

ARAÚJO NETO, J. F. de. Estatística Descritiva e Teste Qui-quadrado aplicados a acidentes de trânsito ocorridos em rodovias federais na Paraíba em 2012. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS – NTU. CITYBUS 2.0 retira cerca de 1500 carros das ruas de Goiânia diariamente. 2019. Disponível em: https://www.ntu.org.br/novo/NoticiaCompleta.aspx?idArea=10&idNoticia=1215. Acesso em: 15 set. 2020.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS – ANTP. Sistema de Informações da Mobilidade Urbana: Relatório Geral 2013. 2015. Disponível em: http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/userFiles/SIMOB/Rel2013V3.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

BARREIRA, A. A.; DEUS, J. B. de. Goiânia – da utopia à construção do lugar. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 69-91, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3371/337127144006.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

BORGES, A. T. Mobilidade Urbana: os Corredores de Transporte Coletivo de Passageiros em Goiânia – GO. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 90, de 15 de setembro de 2015. Dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o transporte como direito social. Diário Oficial da União, Brasília, 15 set. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc90.htm. Acesso em: 15 set. 2020.

CITYBUS BR. Mapa de atuação em Goiânia. Disponível em: https://citybusbr.com/. Acesso em: 08 jan. 2021.

COMPANHIA METROPOLITANA DE TRANSPORTES COLETIVOS – CMTC. Resolução n.º 103, de 07 de fevereiro de 2019. Autoriza a implantação em caráter experimental de serviço complementar diferenciado, denominado de “Citybus 2.0”, e dá outras providências. Goiânia, 07 fev. 2019. Disponível: https://cmtcrmg.com.br/wp-content/uploads/2019/08/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-103-07.02.2019.pdf Acesso 01 jun. 2021.

FURTADO, D. C. Transporte Coletivo Responsivo à Demanda: uma análise de requisitos de aceitabilidade para potenciais usuários no Distrito Federal. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 2017.

G1 GOIÁS. Serviço de transporte privado Uber começa a operar em Goiânia. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/servico-de-transporte-privado-uber-comeca-operar-em-goiania.html. Acesso em: 05 jul. 2020.

GOIÂNIA. Resolução n.º 106, de 18 de outubro de 2019. Autoriza a implantação, em definitivo, do Serviço de Transporte Público Coletivo sob demanda, denominado “Citybus 2.0”, tipificado como serviço complementar diferenciado, e dá outras providências. Diário Oficial da Prefeitura de Goiânia, Goiânia, 18 out. 2019. Disponível em: http://www.goiania.go.gov.br/Download/legislacao/DiarioOficial/2019/do_20191107_000007176.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

GOIÁS. Decreto n.º 9.653, de 19 de abril de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus COVID-19. Diário Oficial do Estado de Goiás, Goiânia, 19 abr. 2020b. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103128/decreto-9653. Acesso em: 10 set. 2020.

GUIMARÃES, M. A. et al. Avaliação da percepção de qualidade do transporte público coletivo responsivo à demanda Citybus 2.0 em Goiânia. Anais... 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET, Balneário Camboriú, 10 a 14 de novembro de 2019.

GYN DE BIKE. Bicicletas Compartilhadas. 2019. Disponível em: http://www.debikegoiania.com/sobre.aspx. Acesso em: 05 jul. 2020.

HÄME, L. Demand-Responsive Transport: models and algorithms. Helsinki: Aalto University, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Goiânia. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/panorama. Acesso em: 28 ago. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: PNAD 1992 a 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

LOPES, M. de F. da L. S. S. Avaliação da qualidade do Transporte Colectivo Urbano, na Cidade da Praia, e a satisfação dos utentes. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Empresas) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE Business School, 2009.

MAHMOUD, M.; HINE, J. Measuring the influence of bus servisse quality on the perception of users. Transportation Planning and Technology, v. 39, n. 3, p. 284-299, 2016. DOI: 10.1080/03081060.2016.1142224. Acesso em: 30 ago. 2020.

MONTEIRO, O. S. do N. Como nasceu Goiânia. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1938.

NARAYAN, J. et al. Performance assessmet of fixed and flexible public transport in a multi agente simulation framework. Transportation Research Procedia, v. 27, p. 109-116, 2017.

O HOJE. Bicicletas Yellow e patinetes deixam de atender Goiânia. 2020. Disponível em: http://www.ohoje.com/noticia/cidades/n/173136/t/bicicletas-yellow-e-patinetes-deixam-de-atender-goiania. Acesso em: 30 ago. 2020.

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS. Divisão Modal – Goiânia, GO. Programa Cidades Sustentáveis, 2014. Disponível em: http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/GO/goiania/divisao-modal. Acesso em: 30 ago. 2020.

REDE METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVO – RMTC. Serviço do antigo Citybus passa por alteração. 2019. Disponível em: https://www.rmtcgoiania.com.br/blog/2019/08/02/servico-do-antigo-citybus-passa-por-alteracao/. Acesso em: 11 ago. 2020.

REDE METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVO – RMTC. CityBus 2.0 passa a ter integração com ônibus do transporte coletivo. 2020. Disponível em: https://www.rmtcgoiania.com.br/blog/category/citybus-2-0/. Acesso em: 20 set. 2020.

SIHVOLA, T.; JOKINEN, J. P.; SULONEN, R. User Needs for Urban Car Travel: Can Demand Responsive Transport Break Dependence on the Car? Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, Washington, D.C., n. 2277, p. 75-81, 2012.

SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DE GOIÂNIA – SETRANSP. Apresentação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo. Goiânia: Setransp, 2013.

Published

2021-12-24

How to Cite

GUIMARÃES, Bruna Rodrigues; PASQUALETTO, Antonio. Analysis of the New Demand-Responsive Transport in Goiânia, Goiás: Citybus 2.0. National Journal of City Management, [S. l.], v. 9, n. 74, 2021. DOI: 10.17271/2318847297420212835. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2835. Acesso em: 22 nov. 2024.