Fatores Que Influenciam Na Ocorrência De Ultrapassagens Perigosas Para Ciclistas

Autores

  • Thiago Vinícius Louro Universidade Estadual de Londrina
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina/Professora
  • Carlos Alberto Prado da Silva Júnior Universidade Estadual de Londrina/Professor

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285620202271

Palavras-chave:

Bicicleta, ultrapassagem, segurança cicloviária.

Resumo

Em muitas cidades, devido à falta de infraestrutura adequada, os ciclistas têm de compartilhar as vias com veículos motorizados, o que gera diversos conflitos e afasta possíveis novos usuários. O objetivo deste estudo foi analisar os locais em que um ciclista foi ultrapassado por um veículo que trafegava acima de 90km/h ou acima da velocidade média dos demais veículos da via e com distância lateral menor do que 1,5 metros. Foram realizadas 13 viagens de bicicleta em um circuito fechado. Os dados de velocidade foram coletados com um radar e um monitor da Garmin®. A distância lateral foi medida com um sensor ultrassônico instalado no rack traseiro. Cerca de 47% das 1160 ultrapassagens registradas foram realizadas com distância lateral abaixo de 1,5m. Os trechos que apresentaram maior risco em relação à velocidade de ultrapassagem estão localizados na pista marginal de uma rodovia estadual e em vias urbanas com semáforos antes e depois de um vale formado por curvas verticais côncavas. Vias com inclinação negativa maior do que 5% favorecem a ocorrência de ultrapassagens com menos de 1,5 metros de distância lateral. Os resultados indicam a necessidade de maior fiscalização e conscientização, além da implementação de infraestrutura cicloviária, principalmente em trechos com rampas.

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Biografia do Autor

  • Thiago Vinícius Louro, Universidade Estadual de Londrina
    Estudante de Mestrado na área de Planejamento de Transportes na Universidade Estadual de Londrina
  • Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina/Professora
    Professora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Prado da Silva Júnior, Universidade Estadual de Londrina/Professor
    Professor do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina

Referências

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Publicado

22-03-2020

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Como Citar

LOURO, Thiago Vinícius; FONTENELE, Heliana Barbosa; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Prado da. Fatores Que Influenciam Na Ocorrência De Ultrapassagens Perigosas Para Ciclistas. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 8, n. 56, 2020. DOI: 10.17271/2318847285620202271. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2271. Acesso em: 23 jan. 2025.