Reflexões sobre a importância dos espaços livres urbanos e de sua apropriação pela população: estudo na cidade de Teresina, Piauí
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472128620244810Palavras-chave:
Espaços Livres, Qualidade de vida urbana, Lazer, Áreas verdesResumo
A distribuição da população no país é predominantemente urbana, sendo cada vez maior o número de pessoas que procuram os núcleos urbanos. Com o aumento dessa população urbana, cresce também, na mesma proporção, a demanda por áreas destinadas a suprir as necessidades básicas desse contingente humano, tais como espaços edificados para atividades habitacionais, comerciais, industriais, de serviços e espaços livres não construídos - responsáveis pela articulação de espaços formadores do tecido urbano. Os espaços livres têm grande responsabilidade na formação da identidade cultural das cidades e também são elementos importantes para a melhoria ambiental, além de serem locais de lazer para a população. A proposta do presente artigo é analisar a distribuição de espaços livres em áreas da cidade e a apropriação de uma praça urbana, tendo como objeto de estudo a zona Sul da cidade de Teresina, Piauí. As praças existentes na zona Sul da cidade foram listadas, quantificadas e mapeadas de forma a responder a tal objetivo. Depois de escolhida a praça a ser analisada, foram feitos o registro gráfico, a documentação fotográfica e a avaliação visual da situação atual dos equipamentos existentes. Foi realizada, ainda, a análise perceptiva do espaço com foco na forma como esse é usado pela população. Os bairros Saci, Parque Piauí, Bela Vista e Promorar, provenientes da implantação de conjuntos habitacionais, mais antigos e mais consolidados, registraram um maior número de praças. A Praça da Integração mostrou-se bastante utilizada pela população de seu entorno, apesar de não apresentar manutenção adequada de seus equipamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.