Geoprocessamento como Ferramenta de Previsão de Ocorrência de Erosões Hídricas Lineares, a partir do Padrão de Concentração do Escoamento Superficial, em Escala de Encosta

Autores

  • Ana Laura Pascucci de Oliveira Mestranda, FEB/UNESP, Brasil
  • Graziele Ruas Professora Doutora, FEB/UNESP, Brasil
  • Simone Andrea Furegatti Professora Doutora, FEB/UNESP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128620245324

Palavras-chave:

Erosão Linear, Urbano, Geoprocessamento

Resumo

As erosões em áreas urbanas são influenciadas pela interação entre diversos fatores naturais e as ações antrópicas, como a urbanização intensa e ocupação descoordenada do espaço urbano, que podem desencadear e intensificar os processos erosivos. O presente estudo teve como objetivo a identificação dos padrões de escoamento superficial através de geoprocessamento, como ferramenta para previsão de ocorrência de erosões hídricas lineares, em uma encosta urbana na região de nascente do Córrego da Grama em Bauru, São Paulo. Foram avaliadas as características do relevo (curvaturas, declividade e orientação das vertentes) e a influência da ocupação urbana para compreensão geral dos eventos que acontecem na encosta. O levantamento das feições erosivas lineares existentes e a carta de Fluxo Concentrado foram sobrepostos para analisar a compatibilidade entre o padrão de escoamento superficial e os locais de ocorrência das feições. A análise dos resultados indicou que, em geral, as linhas de fluxo conduzem aos pontos de ocorrência das feições erosivas registradas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

31-10-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Laura Pascucci de; RUAS , Graziele; FUREGATTI, Simone Andrea. Geoprocessamento como Ferramenta de Previsão de Ocorrência de Erosões Hídricas Lineares, a partir do Padrão de Concentração do Escoamento Superficial, em Escala de Encosta. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 86, 2024. DOI: 10.17271/23188472128620245324. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5324. Acesso em: 23 fev. 2025.