As macrotendências no ensino mediado por tecnologia
Uma análise das práticas pedagógicas nas aulas de ciências do Centro de Mídias do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.17271/7evmwj20Palavras-chave:
Educação ambiental, CEMEAM, Práticas ambientais, Ensino a distância, SEDUCResumo
Este artigo pretende aprofundar a compreensão sobre as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental aplicadas nas aulas de ciências, no ensino mediado por tecnologia do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), com base em dados obtidos de uma dissertação de mestrado realizada em 2017. O estudo, de natureza qualitativa, se propôs investigar como a educação ambiental vem sendo abordada na disciplina de ciências do ensino fundamental. Este estudo analisou as aulas de ciências do 6º e 9º anos do CEMEAM, vinculado à Secretaria de Educação do Amazonas. A pesquisa foi conduzida em três etapas: 1) análise documental de 48 planos de aula, 2) pesquisa exploratória para identificar a presença da temática ambiental nas aulas, e 3) análise de conteúdo, que foi realizada de forma transversal, identificando as cinco dimensões e as correntes político-pedagógicas em cada aula. A análise das macrotendências nas aulas de ciências mediadas por tecnologia é crucial para compreender como a educação ambiental está sendo ensinada pelos professores aos alunos dos municípios do Amazonas. Os resultados da pesquisa revelam a origem e o percurso metodológico do ensino no CEMEAM, destacando as temáticas e macrotendências mais abordadas nas aulas de ciências. No 6º ano, a temática predominante foi "impacto ambiental", enquanto no 9º ano foi "poluição". Em ambas as séries, a macrotendência pragmática foi a mais frequente. A importância desta pesquisa reside em seu potencial para impulsionar melhorias significativas nas práticas educacionais.
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