Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental

Uma revisão narrativa

Autores

  • Francisco William Coêlho Bezerra Mestrando, Unilab, Brasil.
  • Éverton Deângeles Lopes da Silva Mestrando, Unilab, Brasil.
  • Antônia Francieuda Pinheiro Cavalcante Mestranda, Unilab, Brasil.
  • David Ferreira Lima Mestre, Unilab, Brasil.
  • Antonio Carlos Garcia de Oliveira Mestre, Unilab, Brasil.
  • Lucas Lucena da Silva Especialista, Unilab, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/tc8xnx71

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino fundamental, Anos finais

Resumo

A educação ambiental (EA), vem ganhando importância nas últimas décadas, em virtude da degradação dos recursos naturais necessários à sobrevivência humana. O objetivo deste estudo foi compreender como a educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas públicas brasileiras para conscientizar os(as) estudantes quanto à sustentabilidade, voltada para a busca de harmonia socioambiental. Assim como os governos, o meio educacional tem despertado para a busca da conscientização de crianças e jovens sobre questões relacionadas ao convívio saudável com o meio ambiente, fazendo uso racional dos recursos naturais do planeta. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), a EA deve ser abordado nas escolas de forma transversal e interdisciplinar. Neste contexto, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, 1999) estabelece a inclusão da EA no currículo da educação básica. O presente trabalho visa analisar uma revisão bibliográfica da literatura referente ao ensino da EA nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras. A pesquisa é de natureza exploratória e bibliográfica, baseando sua investigação em artigos científicos de periódicos publicados entre os anos de 2017 a 2023 sobre EA para a sustentabilidade. Para à triagem deste trabalho, recorreu-se a busca na base de periódicos da Capes, com descritores em português e em inglês. Como resultados, observou-se que muitas ações foram desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras para efetivação de práticas sustentáveis, trazendo, assim, efeitos positivos, como também apresentaram alguns desafios a serem enfrentados, como a falta de planejamento envolvendo ações interdisciplinares, políticas públicas sobre a importância da biodiversidade para sobrevivência humana.

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Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BEZERRA, Francisco William Coêlho; SILVA, Éverton Deângeles Lopes da; CAVALCANTE, Antônia Francieuda Pinheiro; LIMA, David Ferreira; OLIVEIRA, Antonio Carlos Garcia de; SILVA, Lucas Lucena da. Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental: Uma revisão narrativa. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.17271/tc8xnx71. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5384. Acesso em: 15 jan. 2025.