Plano Nacional De Educação Em Direitos Humanos, Agenda 2030, Meta sobre Educação e Qualidade

O Retrocesso na sua Aplicação

Autores

  • Patrícia Fontes Marçal Professora Doutora, Feevale, Brasil.
  • Dinora Tereza Zucchetti Professora Doutora, Feevale, Brasil
  • Alice Sander Graduanda Direito, Feevale, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/qzzj2n24

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, PNEDH, ODS 4

Resumo

O objetivo deste ensaio reflexivo é analisar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- Meta 4 Educação de Qualidade (ODS 4) e, ainda verificar o retrocesso na aplicação das metas. Buscou-se por meio da pesquisa documental, de tipo metapesquisa, analisar as estratégias definidas na agenda sobre a educação e a inserção dos direitos humanos estabelecidos pelo PNEDH. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos visa incentivar estudos e pesquisas sobre as violações dos direitos humanos no sistema de ensino e outros temas relevantes para desenvolver uma cultura de paz e cidadania. Já a ODS 4 versa em assegurar a educação inclusiva, equitativa, de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nesta presente escrita verificou-se a importância de adequação e divulgação de um e outro conteúdo nas escolas desde os ensinos iniciais e as dificuldades do alcance desses objetivos.

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Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARÇAL, Patrícia Fontes; ZUCCHETTI, Dinora Tereza; SANDER, Alice. Plano Nacional De Educação Em Direitos Humanos, Agenda 2030, Meta sobre Educação e Qualidade: O Retrocesso na sua Aplicação . Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.17271/qzzj2n24. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5396. Acesso em: 15 jan. 2025.