Realidade virtual em sala de aula

Colaboração entre Arquitetos e Pedagogos no uso da Realidade Virtual como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Carina Maria Moraes Ickert Arquiteta e Urbanista, Mestranda, ATITUS Educação, Brasil
  • Viviane Vernes Miglioranza Moraes Pedagoga, UPF, Neuropsicopedagoga, CENSUPEG, Brasil
  • Thaísa Leal da Silva Professora Doutora, ATITUS Educação, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/m5qg2720

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Educação, Arquitetura

Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) através da Agenda 2030 tem como um de seus objetivos uma educação inclusiva e equânime para todos como meta do seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) a ser alcançada até 2030. Este objetivo destaca a educação como um direito humano fundamental e um catalisador para o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos. Neste contexto, podemos destacar a importância de se explorar o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para auxiliar nesse desafio. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar os benefícios da interdisciplinaridade entre Arquitetura e Pedagogia no uso da Realidade Virtual em sala de aula como ferramenta didática.  O método utilizado foi o Design-Based Research (DBR), que alinha as esferas de teoria e prática. Dessa forma, inicialmente foi realizada uma revisão aprofundada de literatura, logo após foram aplicadas diretrizes de projeto arquitetônico na construção de um ambiente virtual em sala de aula. Durante a realização deste exercício, a professora analisou competências como memorização, raciocínio e criatividade. Neste processo, foi possível verificar o potencial da RV para enriquecer conteúdos que tradicionalmente seriam abordados por meio de exercícios convencionais. Assim, observou-se como as competências específicas de cada área podem se complementar, pois enquanto a Arquitetura concentrou-se nas esferas projetuais, a Pedagogia direcionou seus esforços para as possibilidades de construção de novos universos de ensino e aprendizagem através do uso da Realidade Virtual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ICKERT, Carina Maria Moraes; MORAES, Viviane Vernes Miglioranza; SILVA, Thaísa Leal da. Realidade virtual em sala de aula: Colaboração entre Arquitetos e Pedagogos no uso da Realidade Virtual como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.17271/m5qg2720. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5397. Acesso em: 15 jan. 2025.