Realidade virtual em sala de aula
Colaboração entre Arquitetos e Pedagogos no uso da Realidade Virtual como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17271/m5qg2720Palavras-chave:
Realidade Virtual, Educação, ArquiteturaResumo
A Organização das Nações Unidas (ONU) através da Agenda 2030 tem como um de seus objetivos uma educação inclusiva e equânime para todos como meta do seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) a ser alcançada até 2030. Este objetivo destaca a educação como um direito humano fundamental e um catalisador para o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos. Neste contexto, podemos destacar a importância de se explorar o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para auxiliar nesse desafio. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar os benefícios da interdisciplinaridade entre Arquitetura e Pedagogia no uso da Realidade Virtual em sala de aula como ferramenta didática. O método utilizado foi o Design-Based Research (DBR), que alinha as esferas de teoria e prática. Dessa forma, inicialmente foi realizada uma revisão aprofundada de literatura, logo após foram aplicadas diretrizes de projeto arquitetônico na construção de um ambiente virtual em sala de aula. Durante a realização deste exercício, a professora analisou competências como memorização, raciocínio e criatividade. Neste processo, foi possível verificar o potencial da RV para enriquecer conteúdos que tradicionalmente seriam abordados por meio de exercícios convencionais. Assim, observou-se como as competências específicas de cada área podem se complementar, pois enquanto a Arquitetura concentrou-se nas esferas projetuais, a Pedagogia direcionou seus esforços para as possibilidades de construção de novos universos de ensino e aprendizagem através do uso da Realidade Virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.