Momentos da água para projetos de drenagem urbana e Soluções baseadas na natureza
DOI:
https://doi.org/10.17271/g5kha035Palavras-chave:
Momentos da Água, Soluções Baseadas na Natureza, Drenagem UrbanaResumo
Objetivo – O trabalho tem como objetivo apresentar o método dos “Momentos da Água” como ferramenta para orientar a escolha e o sequenciamento de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no planejamento da drenagem urbana da paisagem , aplicando-o ao caso do Campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP).
Metodologia – A pesquisa adota uma abordagem teórico-aplicada, fundamentada na compartimentação geomorfológica proposta por Schutzer (2012) e desenvolvida por Bonzi (2015), associada à leitura hidrológica do ciclo urbano da água. Foram utilizados mapas de altimetria, declividade, solos, uso e ocupação do solo, rede de drenagem e áreas inundáveis para classificar o território em três momentos: Fonte, Condução e Acomodação.
Originalidade/relevância – O estudo contribui para preencher a lacuna entre teoria hidrológica e prática projetual em paisagem, propondo um método que integra geomorfologia, hidrologia e infraestrutura verde, oferecendo parâmetros claros para a localização de SbN em contextos urbanos complexos.
Resultados – A aplicação do método no Campus Butantã demonstrou a possibilidade de estruturar redes de drenagem distribuídas e multifuncionais, capazes de reduzir riscos de inundação, ampliar a recarga hídrica e qualificar os espaços livres da paisagem.
Contribuições teóricas/metodológicas – O artigo sistematiza um referencial metodológico replicável, que permite correlacionar compartimentos do relevo a SBN específicas, formando um quadro combinatório de planejamento e projeto da paisagem baseado nos momentos da água.
Contribuições sociais e ambientais – O estudo reforça o potencial das SbN em promover resiliência urbana, melhorar a qualidade ambiental e oferecer múltiplos benefícios sociais, culturais e educacionais, posicionando o campus como laboratório vivo de inovação em drenagem sustentável da paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







