Sementes de Sabedoria
A horta escolar como infraestrutura verde urbana
DOI:
https://doi.org/10.17271/s3vsm629Palavras-chave:
Espaços Verdes, Escolas, HortaResumo
Objetivo – Compreender a percepção da comunidade escolar sobre a presença de áreas verdes nos seus espaços, com ênfase em hortas, visando a implementação de uma proposta projetual de horta escolar.
Metodologia – O estudo apresenta uma abordagem qualitativa em duas etapas: aplicação de questionário e participação em atividades de extensão, com o intuito de elaboração de propostas projetuais paisagísticas com hortas didáticas em espaços escolares.
Originalidade/relevância – Integra ensino, pesquisa e extensão ao discutir o papel dos espaços verdes escolares.
Resultados – Escolas reconhecem a importância do verde, mas enfrentam desafios; o projeto mostrou que soluções criativas e colaborativas podem viabilizar hortas didáticas.
Contribuições teóricas/metodológicas – Integra conhecimentos sociais e técnicos, incentiva a criação de espaços verdes nas escolas e contribui para a formação de universitários por meio da extensão.
Contribuições sociais e ambientais – As hortas ajudam na melhoria da saúde, bem-estar e aprendizagem, apoiam práticas pedagógicas, promovem consciência ambiental e fortalecem o envolvimento comunitário em projetos sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







