Efeitos econômicos e emocionais da migração no contexto rural
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17271/jrn9cn78Palavras-chave:
Migração Rural, Efeitos Emocionais, Efeitos EconômicosResumo
Objetivo - Identificar as categorias relacionadas aos efeitos econômicos e emocionais da migração nos membros das famílias que permanecem em suas localidades.
Metodologia - Foi realizada uma busca sistematizada na literatura para conhecer os efeitos econômicos e emocionais na migração de familiares. A revisão consiste em abordagem metodológica que auxilia na compreensão de um determinado fenômeno.
Originalidade/relevância -A importância desta revisão de literatura reside no fato de que centra sua atenção nas famílias e pessoas que permanecem nas áreas rurais após a migração de seus membros e não prioritariamente naqueles que migram.
Resultados – Os efeitos econômicos consistem em aumento da renda, mudança de padrões de consumo, uso limitado das remessas para poupança e investimento produtivo, dependência econômica nas comunidades de origem, perda de mão de obra familiar e desigualdade intrafamiliar e de gênero. Os efeitos emocionais identificados são solidão e tristeza, ansiedade e incerteza, sobrecarga física e emocional e tensões intergeracionais.
Contribuições teóricas/metodológicas – A contribuição do estudo consiste em identificar elementos que evidenciam aspectos relacionados à prática da migração nos estudos investigados.
Contribuições sociais e ambientais – O estudo contribui ao explorar efeitos relevantes no ato de migração, proporcionando reflexões quanto ao processo e conhecimento dos envolvidos no país de origem e destino.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







