Os objetivos do desenvolvimento sustentável e a democratização de práticas ecológicas na arquitetura e urbanismo em regiões periféricas do Brasil

Autores

  • Camila Garcia Aguilera Professora Mestre, USJT, Brasil ,
  • Ana Júlia Lopes de Siqueira Graduanda, UAM, Brasil. ,

DOI:

https://doi.org/10.17271/b852z191

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Arquitetura ecológica sustentável, Vulnerabilidade

Resumo

A pesquisa tem como pauta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à arquitetura, construção civil e o planejamento urbano, como fatores primordiais no cotidiano de pessoas de baixa renda. Os estudos de casos foram selecionados a partir da procura de projetos sociais que visassem a construção ecológica, como forma de evitar altos índices de impacto ambiental para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para o desenvolvimento dos projetos foram escolhidos métodos economicamente viáveis, ecologicamente responsáveis e socialmente justos; algumas das alternativas escolhidas foram a utilização da mão de obra local e de matérias abundantes da região. Contudo, mitigar o impacto ambiental presente na área civil e promover a arquitetura ecológica de forma igualitária, são questões a serem solucionadas com a finalidade de promover comunidades sustentáveis e proporcionar o bem estar social para a atual civilização, bem como para as gerações futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AGUILERA, Camila Garcia; SIQUEIRA, Ana Júlia Lopes de. Os objetivos do desenvolvimento sustentável e a democratização de práticas ecológicas na arquitetura e urbanismo em regiões periféricas do Brasil. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 21, 2024. DOI: 10.17271/b852z191. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5371. Acesso em: 6 dez. 2025.