Paisagens Generativas de Inteligência Artificial
Entre a Conscientização Ambiental e a Alienação Social
DOI:
https://doi.org/10.17271/5y88mx15Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Paisagens Generativas, Conscientização AmbientalResumo
Objetivo - Examinar como paisagens generativas de IA podem atuar como instrumentos de conscientização ambiental e social ou reforçar processos de alienação simbólica.
Metodologia - Revisão bibliográfica interdisciplinar aliada à análise de reportagens e estudos de caso, incluindo o UrbanGenAI e simulações de cenários ambientais, utilizando IAs generativas de paisagem.
Originalidade/relevância - Aborda de forma inédita a ambivalência das paisagens digitais de IA, unindo estética, política e ecologia em um debate contemporâneo.
Resultados - Evidencia que as paisagens generativas ampliam a capacidade de planejamento e sensibilização, mas também podem induzir ilusões, greenwashing e desinformação.
Contribuições teóricas/metodológicas - Integra conceitos da geografia, filosofia, artes e tecnologia, propondo uma abordagem crítica e comparativa das potencialidades e riscos da IA.
Contribuições sociais e ambientais - Aponta o uso das imagens geradas por IA como ferramentas pedagógicas, políticas e de mobilização, desde que aplicadas de forma ética e responsável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







