Paisagens Generativas de Inteligência Artificial

Entre a Conscientização Ambiental e a Alienação Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/5y88mx15

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Paisagens Generativas, Conscientização Ambiental

Resumo

Objetivo - Examinar como paisagens generativas de IA podem atuar como instrumentos de conscientização ambiental e social ou reforçar processos de alienação simbólica.

Metodologia - Revisão bibliográfica interdisciplinar aliada à análise de reportagens e estudos de caso, incluindo o UrbanGenAI e simulações de cenários ambientais, utilizando IAs generativas de paisagem.

Originalidade/relevância - Aborda de forma inédita a ambivalência das paisagens digitais de IA, unindo estética, política e ecologia em um debate contemporâneo.

Resultados - Evidencia que as paisagens generativas ampliam a capacidade de planejamento e sensibilização, mas também podem induzir ilusões, greenwashing e desinformação.

Contribuições teóricas/metodológicas - Integra conceitos da geografia, filosofia, artes e tecnologia, propondo uma abordagem crítica e comparativa das potencialidades e riscos da IA.

Contribuições sociais e ambientais - Aponta o uso das imagens geradas por IA como ferramentas pedagógicas, políticas e de mobilização, desde que aplicadas de forma ética e responsável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PAMIO, Lucas Silva. Paisagens Generativas de Inteligência Artificial: Entre a Conscientização Ambiental e a Alienação Social . Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 25, 2025. DOI: 10.17271/5y88mx15. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/6130. Acesso em: 31 dez. 2025.