A Preservação De Imóveis Antigos E Sua Importância Para O Paisagismo E Sustentabilidade Da Cidade
DOI:
https://doi.org/10.17271/n5ssrb44Palavras-chave:
Preservação, Imóveis antigos, Paisagismo urbano, SustentabilidadeResumo
Objetivo – Analisar a importância da preservação de imóveis antigos para o paisagismo urbano, destacando suas contribuições para a memória coletiva, a harmonia estética da cidade e o desenvolvimento sustentável.
Metodologia – A metodologia empregada nesse estudo busca informações sobre as relações entre espaço construído, paisagem natural, paisagem cultural e práticas paisagísticas, através de pesquisa e revisão bibliográfica, do tipo exploratório, utilizando-se, também, de fontes secundárias de informações.
Originalidade/relevância – A escassez de recursos financeiros, que normalmente é utilizada como justificativa para a aplicação torpe do desenvolvimento urbano em detrimento da preservação e da paisagem históricas, faz-se necessária a conservação de imóveis antigos para a permanência da memória paisagística da cidade.
Resultados - A preservação como essencial, para promover cidades mais equilibradas, com foco na sustentabilidade, no turismo cultural e na educação patrimonial.
Contribuições teóricas/metodológicas – A importância das relações entre espaço construído, paisagem natural, paisagem cultural e práticas paisagísticas na preservação de imóveis antigos.
Contribuições sociais e ambientais – A prática indispensável para garantir a manutenção da identidade das cidades, as relações entre espaço construído, paisagem natural, paisagem cultural e práticas paisagísticas, a preservação da história através da arquitetura antiga e o desenvolvimento urbano de forma responsável e inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







