Entrelaces de indicadores de vulnerabilidades para gestão de áreas verdes da cidade de Contagem-MG

Autores

  • Érika Henriques Prefeitura de Contagem-MG
  • Adriane Aparecida dos Santos Geógrafa Mestra
  • Doralice Barros Pereira Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/dapqcn26

Palavras-chave:

Áreas Verdes Urbanas, Modelo DPSIR, Contagem-MG

Resumo

Objetivo - analisar a contribuição do modelo Driving Force-Pressure-State-Impact-Response (DPSIR) para identificar e hierarquizar Áreas Verdes Urbanas (AVUs) segundo sua vulnerabilidade, ilustrando a aplicação em dois casos em Contagem-MG.

Metodologia - o estudo foi estruturado em três etapas: (i) revisão da aplicabilidade do modelo DPSIR às AVUs; (ii) adaptação metodológica às variáveis locais; (iii) levantamento de normas técnicas para intervenções de proteção (cercamento e calçadas).

Originalidade/Relevância - o método é proposto como ferramenta de apoio à gestão pública, permitindo orientar políticas e compensações ambientais com base na mensuração do grau de vulnerabilidade - especialmente à ocupação irregular - das AVUs.

Resultados - identificaram-se níveis diferenciados de vulnerabilidade em duas AVUs de relevância municipal, evidenciando pressões derivadas da ocupação irregular e deficiências na proteção física.

Contribuições teóricas/metodológicas - ao longo do estudo foi possível elaborar uma proposta de levantamento de indicadores aplicáveis em levantamento de vulnerabilidades sociais e ambientais de AVUs.

Contribuições sociais e ambientais - oferta de possibilidades que estimulem reflexões sobre a importância de as áreas verdes serem resguardadas cumprindo funções ecológicas que, por conseguinte, promovem maior estabilidade quanto aos riscos geoambientais, presença de refúgios para a biodiversidade urbana, melhor conforto climático e contribuição na segurança e acessibilidade quanto ao direito de ir e vir presente na Constituição brasileira de 1988.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HENRIQUES, Érika; SANTOS, Adriane Aparecida dos; PEREIRA, Doralice Barros. Entrelaces de indicadores de vulnerabilidades para gestão de áreas verdes da cidade de Contagem-MG. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 24, 2025. DOI: 10.17271/dapqcn26. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/6119. Acesso em: 2 jan. 2026.