Estratégias Projetuais advindas do Porto Mercadológico Maia de Tulum
o caso de El Castillo
DOI:
https://doi.org/10.17271/a9cdzy31Palavras-chave:
Tulum, Maias, Arqueologia, História, Geografia, ArquiteturaResumo
Objetivo - Analisar a relevância histórica e cultural do sítio arqueológico de Tulum, através da perspectiva do comércio maia, identificando a sua importância através de características territoriais da mercantilização de iguarias, que caracterizaram o período de ascensão maia — período clássico. Buscar entender a importância da logística de intercâmbio de produtos aplicada à época por meio de interpostos existentes ao longo da costa da Riviera Maya. Perceber também a importância da tecnologia e do conhecimento de dados geográficos terrestres e marítimos por partes dos maias, fator este que auxiliou no desenvolvimento naval dos grandes edifícios icônicos da paisagem, assim surge como estudo de caso, o farol de El Castillo.
Metodologia - A presente pesquisa será desenvolvida por meio de um procedimento qualitativo, de caráter exploratório e descritivo no campo da Arqueologia. A sistematização qualitativa do trabalho propicia um entendimento profundo dos significados culturais, históricos e sociais além de viabilizar a compreensão da desenvoltura técnica do Porto Mercadológico de El Castillo.
Originalidade/relevância - O estudo elabora o entendimento da construção social e econômica da logística portuária dos povos maias, evidenciando com a discussão da relação entre cultura, história e ambiente ainda é pouco presente na literatura científica. Ademais, o artigo envolve o levantamento de questões sobre a contemporaneidade da cidade de Tulum em relação aos desafios enfrentados.
Resultados - Espera-se que a pesquisa contribua para um melhor entendimento e identificação das práticas ambientais, sociais e culturais maia, além da absorção da importância da logística portuária para a formulação de estratégias eficazes de conservação. O diagnóstico obtido poderá embasar futuras intervenções arquitetônicas e de planejamento urbano, sendo útil para órgãos de preservação do patrimônio histórico e ambiental.
Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo evidencia a necessidade de compreender o patrimônio como parte do sistema urbano-ambiental integrado. A pesquisa demonstra a relevância de uma abordagem interdisciplinar, unindo a análise documental e observação territorial, para subsidiar estratégias que conciliam conservação cultural e sustentabilidade.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo visa demonstrar que a preservação do patrimônio em Tulum está intrinsecamente ligada à proteção dos ecossistemas e integração com a cultura e com a população da cidade. A conservação das áreas verdes, que funcionam como barreira natural de proteção para os bens históricos, reduz sua vulnerabilidade frente às mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







