Veículos Elétricos
Solução ou dissolução sustentável na busca pela mitigação
DOI:
https://doi.org/10.17271/zw8y3a78Palavras-chave:
Gases do Efeito Estufa (GEEs), Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Veículos ElétricosResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar os dados das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEEs) através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), onde, estudos relacionam as etapas do ciclo de vida dos veículos elétricos aos veículos à combustão fóssil. Como uma solução sustentável para a mitigação, a entrada dos veículos elétricos se tornou positiva do ponto de vista da eletrificação como uma inovação tecnológica sustentável para minimizar as emissões dos GEEs na atmosfera, especialmente na etapa de operação, aumentando a resiliência à mudança climática. No entanto, o impacto ambiental não está claro, pois, há lacunas referente ao total das emissões nas etapas do ciclo de vida da fabricação e fim de vida, em específico em relação às baterias. Em uma análise empírica, os veículos elétricos não estão livres das emissões dos GEEs, as etapas da produção e fim de vida refletem o impacto ambiental que a bateria representa. Mesmo com os aperfeiçoamentos tecnológicos, na etapa de operação ainda há uma dependência de recarga diante de uma fonte energética que pode ou não ser uma fonte de energia renovável, a reciclagem ainda é um processo que gera emissões e quanto ao descarte em aterros ou lixões há uma contaminação direta no solo, na água e na poluição atmosférica.
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