Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental
Uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.17271/tc8xnx71Palavras-chave:
Educação ambiental, Ensino fundamental, Anos finaisResumo
A educação ambiental (EA), vem ganhando importância nas últimas décadas, em virtude da degradação dos recursos naturais necessários à sobrevivência humana. O objetivo deste estudo foi compreender como a educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas públicas brasileiras para conscientizar os(as) estudantes quanto à sustentabilidade, voltada para a busca de harmonia socioambiental. Assim como os governos, o meio educacional tem despertado para a busca da conscientização de crianças e jovens sobre questões relacionadas ao convívio saudável com o meio ambiente, fazendo uso racional dos recursos naturais do planeta. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), a EA deve ser abordado nas escolas de forma transversal e interdisciplinar. Neste contexto, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, 1999) estabelece a inclusão da EA no currículo da educação básica. O presente trabalho visa analisar uma revisão bibliográfica da literatura referente ao ensino da EA nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras. A pesquisa é de natureza exploratória e bibliográfica, baseando sua investigação em artigos científicos de periódicos publicados entre os anos de 2017 a 2023 sobre EA para a sustentabilidade. Para à triagem deste trabalho, recorreu-se a busca na base de periódicos da Capes, com descritores em português e em inglês. Como resultados, observou-se que muitas ações foram desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras para efetivação de práticas sustentáveis, trazendo, assim, efeitos positivos, como também apresentaram alguns desafios a serem enfrentados, como a falta de planejamento envolvendo ações interdisciplinares, políticas públicas sobre a importância da biodiversidade para sobrevivência humana.
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