A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental

Authors

  • Robson Ferreira da Silva Carvalho Mestrando da UFMT, Brasil
  • Sandra Magali de Amorim Carvalho Professora Mestre, UFMT, Brasil.
  • Giseli Gomes Dalla Nora Profa. Dra. UFMT

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i4.3698

Keywords:

Ecologia Política, Geografia e Base Nacional Comum Curricular

Abstract

O trabalho possui como objetivo fazer apontamentos a respeito da questão da maneira pela qual a segurança hídrica é tratada na Base Nacional Comum Curricular e a relevância da Ecologia Política como importante categoria de análise no Ensino de Geografia. A proposta é uma abordagem com respeito a integração de debates que envolvam a natureza e a sociedade, quanto aos efeitos que ações desastrosas da humanidade podem comprometer a qualidade ambiental. Essa pesquisa teve como temática norteadora a análise e o debate teórico sobre o tema a crise hídrica na perspectiva da ecologia política, no Ensino de Geografia as diretrizes que há na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi utilizada a metodologia do estudo de caso, por meio de levantamento bibliográficos e de periódicos. Os levantamentos das informações a respeito da aplicabilidade da Ecologia Política no Ensino de Geografia na rede pública Estadual de ensino foram satisfatórios para a contribuição quanto os, seus desafios e posteriores construções pedagógicas possíveis que melhorem a questão do ensino aprendizagem.

Published

2023-06-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CARVALHO, Robson Ferreira da Silva; CARVALHO, Sandra Magali de Amorim; NORA, Giseli Gomes Dalla. A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental . , [S. l.], v. 2, n. 4, 2023. DOI: 10.17271/rtgs.v2i4.3698. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rtgs/article/view/3698. Acesso em: 16 dec. 2025.